O deputado federal e pré-candidato ao governo do Tocantins Vicentinho Júnior assumiu a presidência estadual do PSDB após oficializar sua filiação ao partido nesta quinta-feira, 19. A movimentação vinha sendo articulada há algumas semanas nos bastidores políticos.
Após a filiação, Vicentinho encaminhou ao diretório nacional os sete nomes que irão compor a nova comissão provisória estadual. Os integrantes ainda não foram divulgados publicamente.
No sistema do Tribunal Superior Eleitoral, entretanto, ainda consta o nome da ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, como presidente da comissão provisória estadual. Segundo aliados de Vicentinho, a atualização cadastral pode levar até 48 horas para ser efetivada.
A mudança no comando do partido ocorreu em meio a resistência da ex-prefeita. Cinthia buscou apoio junto ao presidente nacional da sigla, Marconi Perillo. Há cerca de dez dias, ela publicou mensagem na rede X criticando a condução do processo de ingresso no partido. Sem citar nomes, afirmou que havia tentativa de "entrar no PSDB atropelando princípios básicos, pressionando lideranças nacionais e desrespeitando a militância local". Na mesma publicação, escreveu: "Falta ética e também é antidemocrático".
Vicentinho adotou tom conciliador ao comentar a reorganização interna. À imprensa, afirmou que o objetivo é fortalecer a legenda no Estado. Em entrevista recente à rádio Hits FM, elogiou Cinthia Ribeiro e declarou que ela é "uma mulher valorosa". Também afirmou que a ex-prefeita "se tornou grande prefeita porque fez uma boa gestão, inclusive com nosso apoio".
A troca de comando no PSDB ocorre em um momento de reorganização partidária no Tocantins, diante da disputa pelo governo estadual em 2026.

