O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), determinou a retirada da Vice-Governadoria do Palácio Araguaia, sede do Executivo estadual, em Palmas. Na prática, a decisão obriga o vice-governador Laurez Moreira (PSD) a buscar um novo espaço para instalar a estrutura administrativa do cargo, que deixará de funcionar dentro do palácio.
A informação foi divulgada inicialmente pelo deputado federal e pré-candidato ao governo do estado, Vicentinho Alves (PP), e confirmada pelo próprio Laurez Moreira à imprensa tocantinense.
Segundo o que foi apurado, é a primeira vez na história do Tocantins que um governador determina que o vice-governador deixe as dependências do Palácio Araguaia.
Vice-governadoria deve ser deslocada para anexo de secretaria
A informação inicial é que a vice-governadoria deveria passar a funcionar em um anexo de uma das secretarias de Estado. Até o momento, não há detalhamento oficial sobre qual pasta deverá receber a estrutura ou como será feita a reorganização administrativa.
Além da mudança física, também circulam informações de que Laurez estaria enfrentando dificuldades para nomear assessores ligados à vice-governadoria.
Relação já era ruim e piorou após afastamento de Wanderlei
O episódio ocorre em um contexto de tensão política entre governador e vice. Wanderlei Barbosa ficou afastado do cargo por três meses no ano passado e retornou ao Palácio Araguaia em dezembro, período em que o governo foi comandado por Laurez.
Os dois já mantinham uma relação ruim antes do afastamento e a situação se agravou após a volta de Wanderlei ao comando do Executivo.
O RepórterTO aguarda posicionamento oficial do Governo do Tocantins.

