Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Estado

Após reportagem do RepórterTO, idoso consegue vaga e é transferido para Araguaína

Paciente Gilvan Dias Nogueira, de 76 anos, estava internado no Hospital Regional de Xambioá; Sesau afirma que transferência foi autorizada após atuação da regulação

Foto: RTO

O idoso Gilvan Dias Nogueira, de 76 anos, foi transferido para o Hospital Regional de Araguaína (HRA) no final da tarde deste domingo (18), após a família cobrar publicamente providências sobre a remoção do paciente dentro da rede estadual de saúde.

Gilvan estava internado no Hospital Regional de Xambioá (HRX) e o caso chegou ao conhecimento da imprensa após um vídeo enviado por seu filho, Pedro Dias de Souza, que pedia urgência na transferência para uma unidade com maior suporte. No relato, o filho manifestou preocupação com o estado clínico do pai e afirmou esperar atendimento adequado em Araguaína.

Com a confirmação da vaga e o deslocamento do paciente, o familiar comemorou o desfecho e disse que espera continuidade do tratamento. Ele também lamentou ter precisado recorrer à imprensa para que a situação ganhasse visibilidade.

Nota da Saúde foi enviada às 18h45

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou, por nota encaminhada ao RepórterTO às 18h45, que o paciente esteve sob os cuidados da equipe multiprofissional do HRX e que, após atuação das equipes reguladoras, a transferência para o HRA foi autorizada. No momento em que o posicionamento oficial foi enviado, a equipe do RepórterTO já acompanhava a chegada do paciente à unidade em Araguaína.

A Sesau afirmou ainda que as transferências são realizadas conforme critérios do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando complexidade e capacidade das unidades.


Nota na íntegra

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que o paciente mencionado esteve sob os cuidados da equipe multiprofissional do Hospital Regional de Xambioá (HRX), e que após atuação das equipes reguladoras, a transferência para o Hospital Regional de Araguaína (HRA) foi autorizada.

A transferência do paciente já está sendo organizada e será realizada neste domingo, 18, afim de seguir o tratamento necessário do quadro clínico, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES-TO destaca que, todos os pedidos de transferência são atendidos mediante a complexidade e capacidade das unidades, sendo realizadas no menor prazo possível, por entender a responsabilidade com a saúde pública.”