Domingo, 11 de janeiro de 2026
Destaque

Vereadores de Araguaína aprovam abertura de CPI para investigar contrato da BRK Ambiental

Vereadores de Araguaína aprovam abertura de CPI para investigar contrato da BRK Ambiental
Vereadores de Araguaína aprovam abertura de CPI para investigar contrato da BRK Ambiental

Os vereadores de Araguaína aprovaram, por unanimidade, nesta segunda-feira (6) o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para revisar os termos da concessão do serviço de água e esgoto da cidade. O requerimento que solicita a CPI é assinado por todos os parlamentares.

Os vereadores alegam que a revisão dos termos da concessão é necessária para garantir que a empresa cumpra com todas as suas obrigações contratuais, bem como oferecer um serviço de qualidade para a população. Segundo os parlamentares, a BRK Ambiental tem sido alvo de inúmeras reclamações por parte dos moradores, principalmente no que diz respeito ao fornecimento de água e tratamento de esgoto, além das altas tarifas.

?Não queremos que rompa contrato, queremos que cumpra. A presente solicitação vem ao encontro do anseio público, atualmente nossa cidade tem uma das mais elevadas tarifas de água e esgoto da região Norte do Brasil?, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Duarte.

O presidente Marcos Duarte ressalta que o papel da Câmara é analisar o contrato da BRK Ambiental com o Município de Araguaína.

?A CPI tem como objetivo investigar se a negociação está cumprindo com as obrigações contratuais e oferecendo um serviço de qualidade para a população. Vamos analisar todos os documentos e contratos, ouvir os representantes da empresa, os moradores e a prefeitura, para que possamos tomar as medidas necessárias para garantir que a cidade tenha um serviço de água e esgoto de qualidade?, explicou Duarte.

Há alguns dias, o vereadores de Palmas também aprovaram a instalação de uma CPI sobre a concessão da BRK.