Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Destaque

UVET reúne mais de 750 vereadores na 1ª Marcha dos Vereadores do Tocantins com presença do governador Wanderlei Barbosa

UVET reúne mais de 750 vereadores na 1ª Marcha dos Vereadores do Tocantins com presença do governador Wanderlei Barbosa
UVET reúne mais de 750 vereadores na 1ª Marcha dos Vereadores do Tocantins com presença do governador Wanderlei Barbosa

A União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET) promoveu, nesta quinta-feira (20), a abertura oficial da 1ª Marcha dos Vereadores do Estado do Tocantins, reunindo mais de 750 parlamentares municipais para um ciclo de capacitações e debates sobre temas essenciais para o desenvolvimento dos municípios. O evento, realizado na Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, que reforçou o compromisso do Estado com os vereadores.

?Este é um momento em que discutimos sobre demandas de uma categoria muito representativa, que é a que possui o primeiro contato com o eleitor. Já fui vereador por cinco mandatos e presidente de Câmaras Municipais, sei o quanto é importante esse trabalho, que tem um papel fundamental no desenvolvimento do país. Contem com o nosso governo para que possamos trabalhar juntos e fazer uma boa representação?, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

Fortalecimento do legislativo municipal

O presidente da UVET e vereador de Araguaína, Enoque Neto, enfatizou a importância do evento para a qualificação dos parlamentares municipais. ?O vereador capacitado vai realizar um grande trabalho na sociedade. O apoio do governador Wanderlei Barbosa é muito importante, visto que ele já foi vereador e sabe a importância dos vereadores, por isso o Governo do Tocantins é um grande parceiro?, ressaltou.

O evento também contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), conselheiro Alberto Sevilha, que destacou a importância do fortalecimento institucional e da transparência na administração pública. ?Estamos trabalhando como parceiros da gestão pública, especialmente dos pequenos municípios. Eles têm certa dificuldade em ter técnicos para entender a burocracia da administração pública e o Tribunal de Contas ajuda com profissionais preparados para isso. Essa parceria é importante, porque evita erros e falhas?, pontuou.

Para o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, a união dos vereadores fortalece a política municipalista. ?Vereadores unidos representam uma política feita com o povo e para o povo. Vamos nos unir, trazendo a convergência que o governador Wanderlei Barbosa tanto defende, para que o Tocantins possa, a cada momento, ter sua história contada de forma diferente. É por isso que defendemos essa harmonia?, expressou.

Programação e atividades

A 1ª Marcha dos Vereadores do Tocantins segue até esta sexta-feira (21), com uma programação voltada para temas como contas públicas, harmonia entre os poderes, Nova Lei de Licitações, transparência na gestão municipal, fixação de subsídios e questões ambientais.

Para encerrar o evento, a UVET promove um futebol solidário, reunindo vereadores e autoridades na Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Tocantins (Astec), em Palmas.