
Divulgado na última quinta-feira, o Censo Escolar aponta o Tocantins como o terceiro estado no ranking de redes com as maiores taxas de matrÃculas em escolas de tempo integral, em que os alunos ficam pelo menos sete horas em aula.
Único estado do Norte a figurar no TOP 5, o Tocantins tem 29% dos estudantes em escolas de tempo integral.
Considerando as matrÃculas das redes estadual e municipal juntas, quatro dos cinco estados com mais matrÃculas de tempo expandido são do Nordeste: Ceará (40%), Piauà (37%), ParaÃba (26%) e Maranhão (26%). Em terceiro lugar, está Tocantins, com 29%. O estado melhor colocado do Sul, Sudeste e Centro-Oeste é São Paulo, com quase 25% das matrÃculas nessa modalidade.
PerÃodo integral
O tempo integral é considerado uma das principais ferramentas para aumentar o nÃvel de aprendizagem do paÃs. A média dos paÃses da OCDE é de quase 11 horas semanais de aulas só para Matemática, lÃngua nativa e lÃngua estrangeira. É mais do que a metade das 20 horas totais que as escolas de tempo parcial têm para todas as disciplinas.
Em 2023, o Brasil apresentou um aumento de matrÃculas em tempo integral de 11,4% para 13,6% nos anos inicias do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), de 13,7% para 16,5% nos anos finais (do 6º ao 9º) e de 20,4% para 21,9% no ensino médio.
Â
Com informações da Exame.

