Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
Geral

Seminário de Educação em Direitos Humanos reúne educadores para discutir diversas formas de violência

Seminário de Educação em Direitos Humanos reúne educadores para discutir diversas formas de violência
Seminário de Educação em Direitos Humanos reúne educadores para discutir diversas formas de violência

Acontece nesta quinta-feira, 29, a realização do Seminário Educação em Direitos Humanos, que está sendo realizado pelo Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos. O evento será realizado no formato híbrido: presencial, no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas, e on-line, para os participantes que optarem por essa modalidade. A abertura oficial ocorre às 8h30.

As inscrições estão sendo realizadas no site da Unitins https://www.unitins.br/Eventos/Inscricao/1952, tanto na modalidade presencial como na on-line. A transmissão on-line acontecerá por meio do seguinte link: https://www.youtube.com/live/1PMvHn2wQng?si=Y7sXv1Nw_D81RJDD.

O seminário tem o objetivo de ser um instrumento para fortalecer o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos e reforçar as diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, tendo em vista a construção de uma cultura de paz e de respeito, por meio de atividades didáticas na educação básica.

O seminário é destinado a gestores escolares, professores, estudantes, servidores públicos, lideranças de movimentos sociais, sindicais e comunitárias e representantes dos conselhos de controle social e profissional.

O primeiro tema será ?Educação para a cultura dos Direitos Humanos e da Paz?, que será coordenado pelo professor João Luiz Moura de Sá, coordenador-geral da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O professor João Luiz tem formação na área de Ciências da Religião, do Direito e em Educação. E atualmente integra vários grupos de pesquisas, entre eles ?Estado e Direito no pensamento social brasileiro?, sob a coordenação do professor doutor Silvio Almeida.

A segunda palestra ?As violências no âmbito doméstico e suas interseccionalidades? será coordenada por Graziela Tavares de Souza Reis, professora do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins.

No período da tarde, acontece uma mesa-redonda sobre a ?Violência doméstica e a realidade do Tocantins?, com representantes das entidades ligadas à proteção da criança e do adolescente, idosos, diversidade sexual, gênero e raça.

O seminário é uma ação do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.

Â