Domingo, 11 de janeiro de 2026
Estado

SEJU realiza oficinas dentro da programação da Semana Municipal da Juventude em Palmas

SEJU realiza oficinas dentro da programação da Semana Municipal da Juventude em Palmas
SEJU realiza oficinas dentro da programação da Semana Municipal da Juventude em Palmas
Secretaria de Estado tem desenvolvido ações em todo o Tocantins

Como parte da programação da Semana Municipal da Juventude, a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), vêm realizando oficinas com base nos direitos dos jovens, por meio do que preconiza o Estatuto da Juventude. As atividades aconteceram nesta quarta-feira, 10, no Centro de Ensino Médio de Taquaralto e no Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cassia, na região sul de Palmas.  

 A Diretora de Juventude da Seju, Júlia Albuquerque, destacou a importância de levar até os estudantes os princípios que regem o Estatuto da Juventude. ?Todo dia é dia do jovem e é dever nosso como Diretoria de Juventude, fazer com que eles tenham acesso aos direitos deles e porque não fazermos de uma forma dinâmica, participativa e democrática? Eu acredito que falar de juventude é falar de uma linguagem de jovem para jovem para que consigamos entender a realidade deles?, explicou.       

 

A diretora do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, Eliane Caetano Mendonça, destacou a importância de eventos como esse no âmbito escolar. ?A Semana da Juventude com parceria entre Fundação de Juventude e o Estado, é de uma grande importância porque os alunos estão ansiosos por conta da pandemia, e colocando programações aqui na região sul, acredito que eles estão empolgadíssimos. A nossa escola está de portas abertas, inclusive a programação abriu um leque para os alunos de modo que os incentivou a lutar pelos seus direitos com muito respeito?, explicou.  

 

Amparado na Constituição Federal, o Estatuto da Juventude, sancionado em 5 de agosto de 2013, reconhece o jovem de 15 a 29 anos como sujeito de direitos, bem como determina a articulação das várias esferas do poder público para a execução de politicas públicas. Nesse sentido, para o presidente do Grêmio Estudantil do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, Sayron Pereira, a articulação se faz necessário para desenvolver o protagonismo no âmbito escolar. ?Um evento como esse agrega muito o nosso futuro, essa é a nossa expectativa. É importante conhecermos os nossos direitos para não sermos massas de manobras. Nós acreditamos que todos os jovens têm direitos e precisamos conhecê-los para atuarmos perante a sociedade?, disse o estudante de 17 anos.

 Programação

 Nesta quinta-feira, 11, data em que é comemorado o Dia do Estudante, segue a programação, às 9 horas, no Centro de Ensino Médio Castro Alves, na 305 norte. Na parte da tarde, às 15 horas, acontece a oficina na Escola Estadual Vila União, na 307 norte. As oficinas integram a programação desenvolvida pela Fundação Municipal da Juventude.   

 Para o presidente da Fundação Municipal da Juventude de Palmas, Nélio Lopes, trabalhos como esses fortalecem o empoderamento desse público. ?Esses espaços são importantes para que eles possam se posicionar e participar. Essa ação conjunta entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria Estadual dos Esportes e Juventude mostra uma parceria por aquilo que é o bem comum, que são as politicas de juventude no Estado e no Município. Quando conseguimos fazer essa união, com certeza vamos conseguir o nosso objetivo, com mais resultado?, destacou. Â