Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Destaque

PRF divulga balanço da Operação Tempus Fugit em Araguaína

PRF divulga balanço da Operação Tempus Fugit em Araguaína
PRF divulga balanço da Operação Tempus Fugit em Araguaína
A ação conjunta com a PM/TO, BPMRED, GM, ASST e Detranee/TO intensificou o combate à embriaguez ao volante para maior segurança viária na BR-153

Conforme dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais de 80% dos sinistros de trânsito têm como causa falhas humanas, o que indica que muitos são evitáveis. Em resposta a esse cenário, a PRF realizou, na noite desta sexta-feira (18), em Araguaína/TO, a Operação Tempus Fugit ? focada em combater uma das principais causas de infrações e sinistros de trânsito: a condução veicular sob efeito de álcool.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar (PM/TO), Batalhão de Polícia Militar Rodoviário de Estradas e Divisas (BPMRED), Guarda Metropolitana (GM), Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASST) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), formando uma ação conjunta voltada para a segurança no trânsito. Essa cooperação entre diferentes órgãos públicos busca reduzir acidentes e salvar vidas.

Durante a ação na BR-153, em Araguaína/TO, foram inspecionadas 151 pessoas e 131 veículos, dos quais 29 foram recolhidos por irregularidades. Foram emitidos 95 autos de infração, com destaque para 13 casos de recusa ao teste de alcoolemia e 19 motoristas sem habilitação. Além da fiscalização, houve atividades educativas de conscientização.

Foram realizados 125 testes de alcoolemia, que ajudam a identificar infratores e a promover um trânsito mais seguro. Nenhum acidente foi registrado durante a operação.

_?Tempus Fugit?_

A expressão em latim ?Tempus Fugit? (?o tempo voa?) se relaciona à Lei Seca pela urgência de prevenir sinistros de trânsito causados pelo consumo de álcool. Uma decisão imprudente ao volante pode, em poucos segundos, resultar em danos irreversíveis, como vidas perdidas e feridas que não podem ser recuperadas, assim como o tempo que passa e não volta.

> *Balanço ? Operação Tempus Fugit*

_18 de outubro de 2024_

_Total de acidentes: 0_

151 pessoas fiscalizadas
131 veículos fiscalizados
125 testes de alcoolemia
29 veículos recolhidos por irregularidades

Flagrantes de infrações, sendo:

19 casos por dirigir veículo sem possuir CNH;
13 casos de alcoolemia por recusa;
03 caso por estar sem dispositivo de retenção para crianças (cadeirinha).