
Estão abertas as inscrições para a Conferência Municipal Regionalizada dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada pela Prefeitura de AraguaÃna, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas online, no link: https://bit.ly/
Com o tema ?Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação?, a conferência será realizada no dia 8 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório do Colégio Santa Cruz.
O evento contará com a participação da sociedade civil, representantes de instituições públicas e privadas, representantes de segmentos sociais que atuem junto à pessoa idosa e membros dos conselhos municipais do idoso dos 15 municÃpios que compõem a regional Norte do Tocantins: Aragominas, AraguaÃna, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Piraquê, Santa Fé do Tocantins, Wanderlândia e Xambioá.
Na oportunidade, os participantes irão debater, formular e defender propostas sobre os temas especÃficos de interesse público, voltados para a temática do envelhecimento e aos direitos da pessoa idosa.
Eixos temáticos
Os debates se darão em torno de cinco eixos temáticos: financiamento das polÃticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de polÃticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como polÃtica do estado brasileiro.
?A Conferência vem fortalecer as polÃticas Públicas em defesa aos idosos, colaborando com o trabalho de combate à violência contra os idosos em nosso municÃpio?, afirma a gerente da Casa de Articulação dos Conselhos de AraguaÃna, Maria do Amparo Frazão Moraes.
Próxima etapa
Durante a conferência, serão eleitos os delegados que representarão a regional na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada em Palmas.

