Domingo, 11 de janeiro de 2026
Estado

Ministério da Defesa apresenta plataforma ?Painel do Fogo? para Bombeiros Militares

Ministério da Defesa apresenta plataforma ?Painel do Fogo? para Bombeiros Militares
Ministério da Defesa apresenta plataforma ?Painel do Fogo? para Bombeiros Militares
A plataforma é gratuita e oferece o serviço de rastreio do fogo

Nesta segunda-feira, 22, Bombeiros Militares de todas as unidades operacionais do Tocantins participaram da capacitação ?Painel do Fogo? (Panorama ? Mapas Interativos), oferecido pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), ligado ao Ministério da Defesa. A capacitação aconteceu durante todo o dia no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas.

Além dos Bombeiros Militares, participaram representantes do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e representantes do Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS).

 

O Painel do Fogo (Panorama ? Mapas Interativos) é uma plataforma lançada em 2021 pelo Censipam, que subsidia o acionamento das equipes de combate a incêndios florestais no País. A plataforma oferece, como produto principal, o serviço de rastreio do fogo a partir do agrupamento de focos de calor em eventos individuais de fogo. O sistema agrega diferentes dados geoespaciais, imagens de satélite e propriedades dos eventos individuais que, combinados a um indicador de nível de severidade, permitem o acompanhamento da evolução dos eventos.

 

A plataforma é gratuita e está disponível no site http://paineldofogo.sipam.gov.br/. O diretor executivo da Defesa Civil, Major Matos, explica que, no trabalho diário, a ferramenta oferece informações assertivas sobre a situação real das áreas observadas. ? O Painel do Fogo nos ajuda a dimensionar melhor o incêndio ainda antes de deslocarmos para o local, orientar e apoiar uma brigada, e até mesmo verificar o quantitativo de eventos de fogo que estejam acontecendo em uma determinada área?, explica.

 

O Coordenador Operacional do Centro Regional do Censipam, em Porto Velho (RO), Henrique Bernini, que está oferecendo a capacitação , explica que na análise das imagens, a ferramenta de monitoramento considera a combinação dos produtos de risco (suscetibilidade), rastreio (propagação) e danos (área queimada), em uma abordagem inovadora para as ações de comando e controle das agências envolvidas nas operações de combate ao fogo. Por meio da plataforma, é possível identificar, rapidamente, os focos de fogo que exigem maior atenção das equipes.

 

De terça-feira, 23, até quinta-feira (25), a capacitação será oferecida para os Alunos do Curso de Formação de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins no auditório da Unitins, Campus Graciosa.