
Mais de 80 bois que estavam no curral de um leilão morreram após serem eletrocutados por um cabo de alta tensão na terça-feira (30) em Bom Jesus do Tocantins, região central do estado, resultando em um prejuÃzo de mais de R$ 200 mil. Segundo os responsáveis pelos animais, o cabo da rede elétrica se rompeu e caiu próximo ao curral, onde estavam bois das raças nelore, senepol e tabapuã. O valor do prejuÃzo também inclui danos a equipamentos eletrônicos. A Energisa, concessionária de energia do estado, informou que foi ao local, realizou os procedimentos de segurança e isolou a área afetada. A empresa lamentou o ocorrido, afirmou estar em contato com o proprietário para oferecer apoio e suporte necessários, e se comprometeu a investigar as causas do incidente.
Até a noite de terça-feira, os proprietários da empresa de leilão ainda não haviam contabilizado o número total de animais mortos, pois alguns ainda apresentavam sequelas e corriam o risco de não sobreviver.
Além dos prejuÃzos financeiros, a empresa também expressou pesar pelo impacto emocional das pessoas que testemunharam a morte dos animais, ocorrida logo após o término do leilão. Uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) foi acionada para avaliar a situação, e dois veterinários confirmaram o falecimento dos animais. Conforme a Adapec, o leilão está devidamente registrado e conta com um responsável técnico. Os corpos dos animais foram encaminhados para o aterro sanitário de Bom Jesus e enterrados durante a tarde.

