Sábado, 10 de janeiro de 2026
Geral

Hospital Regional de Araguaína recebe nova infraestrutura de rede com tecnologia avançada

Modernização garante mais velocidade, estabilidade e segurança no acesso às informações dos pacientes

Hospital Regional de Araguaína recebe nova infraestrutura de rede com tecnologia avançada
Hospital Regional de Araguaína recebe nova infraestrutura de rede com tecnologia avançada


O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, concluiu a modernização completa da infraestrutura de redes do Hospital Regional de Araguaína. A atualização inclui equipamentos de alta tecnologia e amplia o desempenho, a segurança e a estabilidade de todas as conexões da unidade.

A iniciativa envolveu a instalação de firewall, switches gerenciáveis, patch panel, cabos categoria CAT6 e toda a estrutura organizada em rack. A rede 10/100/1000 certificada permite à Agência de Tecnologia da Informação (ATI) ter controle total da rede lógica, garantindo melhor gestão, monitoramento e confiabilidade de todo o sistema.

O gerente de Suporte Técnico da SES-TO, Luziano Marques Segato, explicou que a modernização era necessária para substituir cabos antigos que já não acompanhavam a evolução tecnológica. ?Trocamos cabos desde estavam desde quando iniciou o prédio que era uma categoria muito antiga que não estava suportando as novas tecnologias, novos equipamentos de engenharia clínica, e que não estava suportando o sistema novo de prontuário eletrônico. Realizamos a substituição de tecnologia de equipamentos, de cabo de rede ativos e entre outros, no intuito de ofertar uma tecnologia melhor para o hospital para poder receber qualquer tipo de equipamento na nossa rede?, destacou.

O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, afirmou que a nova estrutura contribui diretamente para o atendimento ao cidadão. ?A nova rede resulta em um atendimento mais rápido para os usuários do Sistema Único de Saúde e cria uma segurança da informação dos dados dos pacientes, protegendo informações sensíveis contra acessos não autorizados e garantindo a conformidade com normas de privacidade. O governador Laurez Moreira tem determinado investimentos na qualidade da saúde pública e a tecnologia faz parte deste processo?.

A diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa, também celebrou os avanços. Segundo ela, a modernização traz ganhos tanto para usuários quanto para servidores. ?Agora contamos com uma rede onde é possível uma série de benefícios tanto para os usuários do Sistema Único de Saúde, quanto para os servidores. Com uma rede de alta qualidade, as informações dos pacientes podem ser acessadas e compartilhadas mais rapidamente, permitindo que os profissionais de saúde tomem decisões informadas em tempo real, a estabilidade e o alto desempenho da rede reduzem o tempo de espera e melhoram a eficiência dos processos administrativos e clínicos?.

Ela acrescentou que a nova rede também fortalece serviços essenciais como telemedicina e teletrabalho. ?Como temos teletrabalho e a telemedicina, facilitará para os servidores, já que uma rede robusta possibilita trabalhar remotamente com mais segurança e eficácia, além de suportar soluções de telemedicina, que podem ampliar o acesso a consultas e cuidados médicos. Será possível a integração de sistemas, pois a modernização da infraestrutura de tecnologia e informação facilita a integração de diferentes sistemas de saúde, permitindo um fluxo de informações mais coeso entre unidades e melhor coordenação no cuidado ao paciente. Assim conseguiremos utilizar em sua totalidade o serviço de telecomunicações existente na unidade?.

A SES-TO informou que pretende levar o mesmo padrão de modernização às demais unidades hospitalares do Estado, ampliando a qualidade tecnológica da rede pública de saúde.