Domingo, 11 de janeiro de 2026
Geral

HDT adquire equipamento avançado para proporcionar despedida digna aos pacientes

HDT adquire equipamento avançado para proporcionar despedida digna aos pacientes
HDT adquire equipamento avançado para proporcionar despedida digna aos pacientes

A perda de um ente querido é sempre um momento delicado. Pensando nisso, o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh) investiu R$54.562,00 na aquisição de uma câmara mortuária moderna, visando proporcionar mais respeito e humanização no atendimento às famílias dos pacientes, que poderão encontrá-los em condições adequadas para uma despedida digna.

Com a nova instalação, a equipe do hospital passou por um treinamento especializado em manutenção, operação e limpeza do equipamento, realizado nos dias 24 e 25 de junho. O treinamento foi conduzido por André Parrilha, técnico enviado pela empresa fornecedora.

Parrilha destacou que a câmara mortuária tem capacidade para três corpos e oferece benefícios significativos, como a preservação prolongada dos corpos, a prevenção de contaminações e o controle de odores. ?A principal vantagem deste equipamento é permitir que o corpo seja preservado por mais tempo, garantindo a segurança e a dignidade necessárias,? explicou.

Matheus Carvalho, Chefe do Setor de Infraestrutura Física do HDT-UFT, informou que, além da aquisição do equipamento, foi realizada uma adequação da sala destinada à câmara mortuária. ?Investimos na infraestrutura para assegurar que o novo equipamento funcione em condições ideais, proporcionando um ambiente seguro e adequado para essa importante função,? comentou.

Para a Chefe da Divisão de Logística de Infraestrutura Hospitalar, Nadja Barros, esses investimentos são essenciais para melhorar a qualidade dos serviços prestados e garantir um ambiente hospitalar mais seguro através da execução correta do fluxo processual de cada serviço e ambiente. ?Estamos continuamente buscando maneiras de aprimorar nossos serviços e infraestrutura para melhor atender a população?, conclui.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.