Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026
Estado

Centro de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais realiza atendimentos no ambulatório do HRA em Araguaína

Serviço gratuito segue ativo em 2026 para pacientes regulados pelas unidades de saúde dos municípios

Centro de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais realiza atendimentos no ambulatório do HRA em Araguaína
Centro de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais realiza atendimentos no ambulatório do HRA em Araguaína

O Centro de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais do Tocantins, conhecido como CRAFT, segue realizando atendimentos gratuitos no Centro de Alta Complexidade e Ambulatório do Hospital Regional de Araguaína. O serviço atende pacientes com fissura de lábio, fissura de palato e outras alterações na face e na boca que demandam avaliação e acompanhamento especializado.

Os atendimentos são feitos mediante regulação municipal. O odontólogo Adelson Mota de Aguiar, especialista em ortodontia e ortopedia facial, explica que o encaminhamento ocorre a partir das Unidades Básicas de Saúde. Segundo ele, o fluxo garante organização e priorização adequada dos casos. ?É totalmente gratuito. Recebemos pacientes via regulação, a partir dos encaminhamentos feitos pelas UBS dos municípios. Isso garante organização do fluxo de atendimento e prioridade para quem mais precisa. Os pacientes reabilitados melhoram a fala, a integração social e a autoestima?, afirmou.

Ele reforçou que qualquer pessoa que necessite do serviço pode procurar a UBS mais próxima. ?Se você tem fissuras ou conhece alguém que precise desse atendimento, procure a UBS mais próxima da sua casa. Informe que na cidade de Araguaína existe o CRAFT, que realiza atendimento especializado para fissuras e anomalias craniofaciais, e solicite o encaminhamento para o HRA/CRAFT. A partir daí, a equipe fará a avaliação e indicará o melhor plano de cuidado?, destacou.

O CRAFT oferece atendimento multiprofissional e acompanha o paciente ao longo de todo o processo de reabilitação. De acordo com o diretor de Integração Multiprofissional do HRA, enfermeiro Josiel Torquato Rodrigues, o serviço acolhe desde bebês até adultos. ?No CRAFT, o paciente e sua família são acolhidos por uma equipe multiprofissional que os acompanha desde a primeira consulta. A criança e a família são recebidas de forma acolhedora. Mas não só bebês: adolescentes e adultos também podem ser atendidos?, afirmou.

Os atendimentos serão mantidos ao longo de 2026, garantindo continuidade ao cuidado especializado para pacientes regulados e fortalecendo a oferta de serviços de alta complexidade na região norte do Tocantins.