Polícia apreende arsenal e prende homem por ameaças em assentamento no Tocantins

A Polícia Civil do Tocantins, em conjunto com a Polícia Militar, realizou uma operação na manhã desta quinta-feira (6) que resultou na apreensão de diversas armas de fogo e munições no município de Sandolândia. A ação foi coordenada pela 91ª Delegacia de Polícia de Araguaçu e teve como objetivo cumprir um mandado de busca e apreensão contra um homem suspeito de ameaçar vizinhos no loteamento Lagoão, Assentamento Acctral, na zona rural da cidade.

De acordo com o delegado Bruno Boaventura Mota, responsável pelo caso, os policiais apreenderam três carabinas de calibres 44, 22 e 357; um revólver calibre 22; um rifle calibre 22; uma pistola 9mm; 621 munições de diversos calibres e três carregadores de calibre 9mm. O homem, identificado pelas iniciais G.G.F., de 58 anos, foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

Contexto da investigação

Segundo a Polícia Civil do Tocantins, a prisão ocorreu no contexto de uma disputa por terras na região. Conforme explicou o delegado Bruno Mota, a 91ª DP de Araguaçu já investigava o caso e havia recebido denúncias de que o suspeito estaria intimidando moradores e realizando disparos, o que teria gerado um clima de medo na comunidade.

“Por meio da pronta intervenção da Polícia Civil e da Polícia Militar, foi possível retirar um número considerável de armas de fogo, algumas de grosso calibre, bem como centenas de munições, que estavam sendo utilizadas para ameaçar e intimidar moradores da localidade em um contexto de disputas por terras, o que estava causando muitos transtornos a todos”, destacou o delegado.

Ainda segundo a Polícia Civil, algumas das armas apreendidas possuíam registro legal, enquanto outras estavam em situação irregular.

Desdobramentos do caso

Diante das denúncias e dos fortes indícios de ameaça à segurança dos moradores, a 91ª DP representou ao juízo criminal de Araguaçu pela expedição do mandado de busca e apreensão, que foi deferido e cumprido nesta quinta-feira.

Após ser conduzido à 91ª Delegacia de Polícia de Araguaçu, o suspeito foi autuado pelo artigo 16 da Lei nº 10.826/2003, que trata da posse irregular de armas de fogo e munições de calibres restritos. Como se trata de um crime hediondo e inafiançável, ele foi encaminhado à Unidade Penal Regional de Gurupi, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Segundo a Polícia Civil, as armas apreendidas foram enviadas ao Núcleo de Perícias, onde passarão por análises detalhadas.

A operação, conforme ressaltou a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), foi fundamental não apenas para evitar conflitos agrários, mas também para prevenir crimes mais graves, como homicídios e lesões corporais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.