
Um acidente de trânsito registrado na noite deste domingo, 25, na Avenida Filadélfia, em Araguaína, nas proximidades do Detran, deixou uma mulher e seu filho, de três anos, feridos. As vítimas foram socorridas por equipes do SAMU e encaminhadas ao Hospital Regional de Araguaína. Segundo a Prefeitura de Araguaína, o estado de saúde da criança, durante o atendimento do SAMU era estável.
Um dos motoristas, identificado como Rubens Coelho de Sousa , apresentou sinais de embriaguez e se negou a realizar o teste do bafômetro no local. Ele recebeu voz de prisão e foi levado à Central de Flagrantes.
A mãe da criança, identificada como Gardêndia Resplandes Lopes , servidora comissionada do Detran Tocantins, que pilotou uma moto envolvida no acidente, também teria se recusado a realizar o teste de alcoolemia. Conforme as informações apuradas, ela foi presa e permanece sob escolta da Polícia Civil no Hospital Regional de Araguaína.
Ainda segundo os dados obtidos pela reportagem, a condutora estaria com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há cerca de 15 anos.
O delegado plantonista autuou os dois por dirigir veículo com capacidade psicomotora alterada e por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor .
A ocorrência foi atendida pela Guarda Municipal de Araguaína, com apoio da Polícia Rodoviária Federal. A dinâmica do acidente será definida após a conclusão do laudo pericial.
A reportagem bloqueada no Detran Tocantins, mas não obteve resposta até a última atualização deste texto.
A Polícia Civil segue com a investigação do caso.
Clique aqui e assista à reportagem em vídeo, no nosso Instagram
Atualização às 13h15
Posição do Detran
Em nota, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins informou que tomou conhecimento do acidente e afirmou que a apuração do caso cabe aos órgãos competentes. O órgão declarou ainda que as condutas dos servidores fora do exercício das funções não representam o posicionamento institucional e que, caso sejam constatadas irregularidades administrativas, poderão ser impostas exceções em conformidade com a legislação.
A manifestação, no entanto, não informa se foi procedimento administrativo aberto, sindicância ou qualquer apuração interna sobre a conduta do servidor a respeito da ocorrência. Também não há menção a eventual afastamento ou medida disciplinar.
Na prática, a nota se limita a um posicionamento institucional de distanciamento, sem detalhar ações concretas relacionadas ao caso. O Detran reafirmou o compromisso com a segurança viária e a preservação da vida no trânsito.
Íntegra da Nota do Detran
O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) informa que tomou conhecimento do acidente ocorrido em Araguaína na manhã desta segunda-feira, 26, e esclarece que o caso está sendo apurado pelos órgãos competentes.
O Detran/TO reforça que eventuais condutas de servidores fora do exercício de suas funções não representam o posicionamento institucional do órgão, que preza pela legalidade, ética e integridade.
Caso sejam constatadas irregularidades administrativas, as disposições cabíveis serão cumpridas, conforme a legislação vigente.
O órgão se solidariza com os envolvidos e reafirma seu compromisso com a segurança viária e a preservação da vida no trânsito.
Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins
Palmas, 26 de janeiro de 2026

