Vereador protocola pedido de apuração contra ex-presidente da Câmara de Araguaína após cobrança de empréstimos no plenário
O vereador tenente-coronel Israel (Republicanos) protocolou, nesta terça-feira (4), um ofício solicitando a abertura de um procedimento administrativo contra o ex-presidente da Câmara de Araguaína, Marcos Duarte (PSD). A solicitação foi entregue à secretaria da Casa após Duarte utilizar o plenário para cobrar publicamente o pagamento de valores que ele afirma ter emprestado a alguns vereadores.
Segundo tenente-coronel Israel, a fala do ex-presidente gerou suspeição sobre todos os parlamentares, uma vez que ele não mencionou nomes. “É preciso, nesse caso aí, que seja nominado, para que seja apurado e vermos se houve alguma infração penal e possíveis atos ilícitos cometidos pelo vereador Marcos Duarte durante a sua fala, com as alegações de cunho pessoal”, declarou o vereador em entrevista à Coluna CT.
O parlamentar ainda argumentou que a postura do ex-presidente da Casa “não condiz com a liturgia do cargo”, destacando que a abertura de um processo administrativo “é muito importante para dar transparência à população”.
Cobrança pública e prazo de 48 horas
Antes de se licenciar para assumir o cargo de secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, na gestão do prefeito Wagner Rodrigues (UB), Marcos Duarte usou a tribuna para cobrar os vereadores que, segundo ele, teriam contraído empréstimos e não quitado as dívidas.
Durante a sessão, Duarte deu um prazo de 48 horas para que os devedores procurassem seu advogado e acertassem os valores. “E evitasse de eu voltar aqui para cobrar todos os dias. É muito ruim um parlamentar não pagar aquilo que deve, portanto, paguem as suas contas. Se tiverem alguma dúvida da legalidade, ou talvez esqueceu, que quem deve, às vezes, tem a desculpa de esquecer, mas o cobrador não tem… Então, gostaria que cumprissem com compromisso e que pagassem aquilo que outra hora foi emprestado.”
O caso agora segue para análise na Câmara Municipal.
Acompanhe mais informações no RepórterTO.