
Na tarde desta quarta-feira, 8, a PolÃcia Civil do Tocantins deu cumprimento a mandado de prisão, expedido pela 1ª Vara Mista da Comarca de Bayeux (PB), em desfavor de um um homem de iniciais E.F.S, vulgo novinho, de 56 anos. Ele é investigado por furto qualificado cometido em 1998, na ParaÃba. A prisão ocorreu por meio de ação integrada realizada pela 2ª Divisão de Combate a Narcóticos (DENARC ? AraguaÃna), com apoio da 34ª Delegacia de Filadélfia e do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE).
Â
A ação policial ocorreu na cidade de Filadélfia, durante a operação Protetor de Fronteiras, do Ministério da Justiça e que está sendo realizada pela PC-TO, no municÃpio tocantinense que faz divisa com o Estado do Maranhão.
Â
Conforme explica o delegado-chefe da 2ª DENARC, José Anchieta de Menezes Filho, o foragido foi localizado quando tentava atravessar de carro, o bloqueio montado pela PolÃcia Civil entre as cidades de Filadélfia e Carolina (MA).
Â
O crime
Conforme apurado, no ano de 1998, quando tinha 31 anos de idade, E.F.S. foi preso e denunciado pelo Ministério Público da ParaÃba, pelo furto qualificado de um caminhão. ?Ocorre que o homem preso hoje pela PC-TO estava de carona com o caminhoneiro e tendo suas despesas pagas, desde que em troca ajudasse no descarregamento do veÃculo. Porém, ao chegar no Estado da ParaÃba, mais precisamente na cidade Bayeux, o indivÃduo acabou furtando o caminhão e fugiu?, disse a autoridade policial.
Â
Para conseguir subtrair o veÃculo, o foragido que dormia em um dormitório de um posto de gasolina, fingiu estar passando mal e conseguiu pegar as chaves que estavam com o vigia do posto e, após enganar o mesmo e também ao motorista do caminhão, fugiu com o veÃculo carregado, mas acabou sendo preso no Rio Grande do Norte, dias depois.
Â
Durante as investigações, o homem foi colocado em liberdade, mas fugiu e a cerca de 26 anos, era considerado foragido da Justiça, quando foi localizado e preso pela PC-TO nesta quarta-feira.
Â
Após a captura, o homem foi conduzido para a 5ª Central de Atendimento da PolÃcia Civil da PolÃcia Civil em AraguaÃna, onde foi apresentado à autoridade policial plantonista que ratificou a voz de prisão e deu cumprimento a mandado em aberto.
Â
Assim que realizados os procedimentos legais cabÃveis, o homem foi recolhido à Unidade Penal de AraguaÃna, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário da ParaÃba, estado para onde deve ser recambiado a fim de responder pelo crime que lhe é imputado.
Â
O delegado José Anchieta classificou a ação como de grande relevância, ainda mais tendo em vista que se tratava de um foragido da Justiça cujo crime foi praticado em 1998.
Â
?Por meio de um intenso trabalho policial, os policiais civis da 2ª DENARC, da 34ª DP e do GOTE conseguiram localizar esse foragido da Justiça que já estava na região de Filadélfia há mais de 20 anos?, frisou. O delegado também ressaltou que uma das premissas da operação Protetor de Fronteiras é justamente localizar e prender foragidos da Justiça.

