Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Destaque

PF realiza operação contra vazamento de decisões judiciais no Tocantins

PF realiza operação contra vazamento de decisões judiciais no Tocantins
PF realiza operação contra vazamento de decisões judiciais no Tocantins

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (18), uma operação para investigar um esquema de vazamento de decisões judiciais sigilosas. Estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e quatro ordens de busca e apreensão, em um desdobramento da Operação Sisamnes, que apura crimes como obstrução de justiça, violação de sigilo funcional, corrupção ativa e passiva.

Entre os alvos da investigação estão um procurador de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e um advogado que atua como assessor jurídico no gabinete do procurador. Agentes da PF cumprem mandados na sede do MPTO, em Palmas, e em endereços ligados aos investigados.

Monitoramento clandestino e vazamento de informações

De acordo com a PF, a operação investiga uma suposta rede clandestina de monitoramento, comércio e repasse de informações sigilosas relacionadas ao andamento de investigações supervisionadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O vazamento dessas informações teria frustrado o avanço de operações policiais.

A investigação começou em 2023, após a polícia encontrar mensagens no celular de um advogado assassinado no estado do Mato Grosso. O conteúdo indicava a possível compra de sentenças judiciais. O caso foi repassado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que acionou a Polícia Federal.

A decisão que autorizou a operação foi assinada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Além das buscas e da prisão, foram decretadas medidas de afastamento das funções públicas, proibição de contato entre os investigados, restrição para saída do país e recolhimento de passaportes.

MPTO se manifesta

O Ministério Público do Tocantins informou que, até o momento, não teve acesso à decisão judicial que autorizou a operação e, por isso, não irá se manifestar sobre o caso.