Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Destaque

Igrejas no Tocantins celebram missas em homenagem ao Papa Francisco, morto aos 88 anos

Igrejas no Tocantins celebram missas em homenagem ao Papa Francisco, morto aos 88 anos
Igrejas no Tocantins celebram missas em homenagem ao Papa Francisco, morto aos 88 anos

A morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, mobilizou a comunidade católica em todo o mundo ? e, no Tocantins, igrejas de diversas cidades programaram missas em homenagem ao pontífice. O líder da Igreja Católica faleceu após sofrer uma insuficiência cardíaca e um Acidente Vascular Cerebral (AVC), segundo o Vaticano. Francisco ainda chegou a celebrar a missa de Páscoa neste domingo (20), na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Para homenagear sua trajetória e legado, paróquias em Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Araguaína organizam celebrações especiais nesta segunda-feira (21).

Palmas

Na capital, a missa será celebrada na Catedral Divino Espírito Santo, às 18h30, a convite do arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães. A cerimônia em sufrágio à alma do papa será aberta a todos os fiéis.

Porto Nacional

Em Porto Nacional, a homenagem acontece na Catedral Nossa Senhora das Mercês, a partir das 19h. O bispo Dom José Moreira, que conheceu pessoalmente o pontífice, irá presidir a celebração. Emocionado, ele relembrou a humildade de Francisco:

?A humildade dele quando conversava com a gente? O papa espelhou na minha vida de bispo também. Foi se despedir na praça, na humildade dele, só Deus sabe.?

Gurupi

A Paróquia Santo Antônio, em Gurupi, sediará a missa em memória ao papa às 19h, com a presença de seis padres. A cerimônia será marcada por cânticos e reflexões sobre o legado espiritual deixado por Francisco.

Araguaína

Em Araguaína, serão realizadas duas missas em homenagem ao pontífice.

  • A primeira acontece às 19h, na Capela Mãe Divina Providência, no setor Coimbra.
  • A segunda será celebrada pelo padre Cícero, às 19h30, na Igreja Matriz São José Operário.

A trajetória e a luta pela vida

Jorge Mario Bergoglio foi internado pela última vez em 14 de fevereiro, com um quadro de bronquite que evoluiu para uma pneumonia bilateral grave. A situação foi agravada por uma infecção polimicrobiana, comprometendo severamente seus pulmões.

Mesmo com a saúde debilitada, o papa deixou o hospital no dia 23 de março, utilizando oxigênio e fazendo aparições públicas. Sua última foi justamente neste domingo de Páscoa, quando abençoou milhares de fiéis na Praça de São Pedro, em Roma.

Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história, eleito em 2013. Seu papado foi marcado pela simplicidade, defesa dos mais pobres e avanços em temas sociais dentro da Igreja.

#RepórterTO #PapaFrancisco #MissaDeSétimoDia #Tocantins #IgrejaCatólica #Vaticano #Luto #Homenagem #JorgeMarioBergoglio