Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
Destaque

Idoso é brutalmente espancado ao tentar ajudar casal após queda de bicicleta em Gurupi

Idoso é brutalmente espancado ao tentar ajudar casal após queda de bicicleta em Gurupi
Idoso é brutalmente espancado ao tentar ajudar casal após queda de bicicleta em Gurupi

Um ato de solidariedade terminou em violência brutal em Gurupi, no sul do Tocantins. O aposentado João Muniz, de 75 anos, foi espancado com socos e chutes após parar sua bicicleta para verificar se um casal precisava de ajuda, logo após eles caírem na Rua 3, no setor Vila Nova. O crime aconteceu na tarde do último sábado, dia 3 de maio, e foi registrado por uma câmera de segurança.

De acordo com as imagens, João descia a rua em sua bicicleta quando presenciou o casal caindo após bater no meio-fio. Ele então parou do outro lado da rua e perguntou: ?Eu só tô perguntando se machucou?. Antes de qualquer resposta, o homem de 20 anos se aproximou, empurrou o idoso e iniciou uma sequência de agressões violentas. Em um trecho do vídeo, ele ainda diz: ?Olha o que eu machuquei aí?, antes de continuar os golpes.

A vítima foi encontrada inconsciente, com ferimentos graves na cabeça, além de sangramento no nariz e na boca. Socorrido pelo Samu, João foi levado primeiro à UPA de Gurupi e depois transferido para a UTI do Hospital Regional de Gurupi, onde permanece intubado e em estado grave.

Segundo a família, João é conhecido por ser um homem trabalhador e gentil. ?Ele não quis prejudicar ninguém, apenas tentou ajudar. Estamos todos muito abalados, orando muito pela recuperação dele?, relatou um dos filhos, que pediu para não ser identificado.

A filha com quem João mora afirmou que o pai, apesar da idade, ainda fazia bicos como pedreiro e ajudante. ?É um homem firme, de bom coração?, disse.

O suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal de natureza grave e está detido na Unidade Prisional de Gurupi, à disposição da Justiça. Durante o depoimento, ele alegou que teria sido agredido primeiro por João. No entanto, as imagens de segurança desmentem essa versão, mostrando claramente que o idoso apenas observava o casal e foi atacado sem aviso.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que João Muniz segue recebendo cuidados da equipe multiprofissional do hospital.

O caso é investigado pela 87ª Delegacia de Polícia de Gurupi, que deve colher novas testemunhas e analisar o conteúdo completo das imagens.

Com informações do G1 Tocantins.