Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Destaque

Defensoria quer relatório de mortes em hospitais do Tocantins

Defensoria quer relatório de mortes em hospitais do Tocantins
Defensoria quer relatório de mortes em hospitais do Tocantins

O Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) e a 30ª Defensoria Pública de Saúde de Palmas (Central de Atendimento em Saúde ? CAS) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) oficiaram os hospitais e maternidades do estado e municípios, entre eles o Hospital Geral de Palmas e o Hospital e Maternidade Dona Regina, para que apresentem relatório detalhado sobre os óbitos ocorridos nos últimos 12 meses nas unidades hospitalares.

A atuação da Instituição considera, entre outros pontos, o recente caso da gestante e bebê que vieram a óbito na Maternidade Dona Regina.  Na solicitação de informações, consta ainda que pode haver outros casos ?(?) que não chegam ao conhecimento da população e dos órgãos de Justiça e ficaram omissos sem a tomadas de providências cabíveis?.

No Ofício, as Comissões de Revisão de Óbitos dos hospitais devem encaminhar a relação de pacientes que vieram a óbito nos últimos 12 meses de em cada um dos estabelecimentos hospitalares da rede estadual, discriminando o número do cartão Sistema Único de Saúde (SUS), data da regulação do paciente, motivo da internação, tempo de espera, data do óbito, causa do óbito constante na Declaração e indicação de intervenção cirúrgica.

A Defensoria Pública requer, ainda, explicações se os óbitos eram possivelmente evitáveis; se houve falta de medicações, profissionais, materiais ou insumos; e se houve ausência de algum serviço ou procedimento; qual o quantitativo de óbitos que foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) e ao Serviço de Verificação de óbitos para investigação e esclarecimento.

A atuação é do coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solorzano Antunes e o titular da 30ª Defensoria Pública de Saúde de Palmas, defensor público Arthur Luiz Pádua Marques.

Ação Civil

Os ofícios fazem parte de procedimentos e Ações Civis Públicas em andamento na Defensoria Pública e judiciário que vem acompanhando a falha na prestação de serviço.