Domingo, 11 de janeiro de 2026
Destaque

Wanderlei Barbosa comemora redução da base de cálculo do ICMS do gado

Wanderlei Barbosa comemora redução da base de cálculo do ICMS do gado
Wanderlei Barbosa comemora redução da base de cálculo do ICMS do gado
Convênio reduz o ICMS para gado vivo de 12%, para 4.7%.

O governador e pré-candidato à reeleição, Wanderlei Barbosa (Republicanos), disse ter recebido ?com muita alegria? a adesão do Tocantins ao convênio 19/2022 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que autoriza a redução da base de cálculo em até 66,67% do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), incidente sobre as operações de saída interestaduais realizadas com gado bovino.

O convênio com o Confaz foi assinado nesta terça-feira, 11, e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta. Na prática, ele reduz a base de cálculo do ICMS para gado vivo, que hoje é de 12%, para 4.7%.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, esta era uma demanda antiga dos pecuaristas, mas tudo teria que ser feito dentro das normas legais. ?Recebíamos, constantemente, reclamações quanto à alíquota do gado em pé. O que fizemos foi encontrar uma solução, juridicamente viável, para tornar a produção tocantinense mais competitiva, em relação a outros estados?, disse.

Nesse sentido, Wanderlei determinou à gestão que buscasse a humanização do imposto, com a construção de alternativas tributárias viáveis para os setores produtivos, sem que a medida prejudicasse a arrecadação do Estado.