
Em movimento no primeiro escalão, governador Wanderlei Barbosa nomeia ex-prefeita para o Trabalho e Desenvolvimento Social e acomoda seu esposo, que deixou de ser deputado federal, em cargo de secretário extraordinário.
TOCANTINS ? O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) efetivou, nesta segunda-feira (11), a ex-prefeita de AraguaÃna, Valderez Castelo Branco, como nova titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Em um movimento polÃtico simultâneo, seu esposo, Lázaro Botelho (PP), foi nomeado para um cargo no primeiro escalão dias após perder seu mandato de deputado federal.
As mudanças foram publicadas no Diário Oficial do Estado. Lázaro Botelho assume o cargo de secretário extraordinário de Ações Governamentais, posição que era ocupada pela própria Valderez antes de sua ida para a Setas.
A nomeação de Lázaro ocorre como uma rápida acomodação polÃtica após ele deixar a Câmara dos Deputados. A perda do mandato foi consequência de uma retotalização dos votos das eleições de 2022, determinada pelo TSE, que resultou na posse de Tiago Dimas (Podemos) em seu lugar.
Com a dança das cadeiras, o governo de Wanderlei Barbosa reorganiza sua base aliada, mantendo o casal polÃtico em posições estratégicas no Executivo Estadual. Valderez Castelo Branco, com longa carreira polÃtica como prefeita de AraguaÃna e deputada estadual, assume uma das pastas de maior capilaridade social do estado.

