Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026
Estado

Tocantins atinge 500 mil novas Carteiras de Identidade Nacionais emitidas em menos de dois anos

Estado já atualizou um terço da população e reforça mutirões para acelerar a substituição do antigo RG pela CIN, cujo prazo final é 2032

Tocantins atinge 500 mil novas Carteiras de Identidade Nacionais emitidas em menos de dois anos
Tocantins atinge 500 mil novas Carteiras de Identidade Nacionais emitidas em menos de dois anos

O Tocantins alcançou uma marca histórica na modernização dos documentos de identificação: desde janeiro de 2024, quando começou a implantação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o Estado já emitiu 500 mil documentos, segundo balanço divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e pelo Instituto de Identificação.

O resultado representa cerca de um terço da população tocantinense e demonstra o ritmo acelerado da troca do antigo RG pelo novo modelo unificado nacionalmente. O prazo para que todos os brasileiros façam a atualização vai até 2032.

Mutirões reforçam atendimento e ampliam acesso

Para alcançar o número expressivo em tão pouco tempo, o Instituto de Identificação intensificou mutirões e ações itinerantes no interior do Estado. Nos últimos meses, equipes estiveram em municípios como Miracema, Porto Nacional e São Félix do Tocantins, levando atendimento para regiões mais distantes e facilitando o acesso da população ao novo documento.

Essas ações complementam o atendimento diário das unidades fixas distribuídas por todo o Tocantins.

A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, afirma que o avanço é fruto de organização e trabalho conjunto. ?Chegar a meio milhão de documentos emitidos é uma conquista coletiva. Nossas equipes têm atuado de forma intensa para garantir que a população tenha acesso rápido e seguro à nova identidade. Esse resultado reflete ampliação do atendimento e o compromisso de levar o serviço a todos os municípios, inclusive por meio de ações itinerantes?, explicou.

Como agendar a emissão e quais documentos são necessários

Em Palmas, o atendimento para emissão da CIN deve ser agendado pelo site da SSP/TO. As vagas são abertas diariamente, às 9h, sempre para o dia útil seguinte. A procura costuma aumentar durante dezembro, janeiro e julho, períodos de férias escolares.

Em situações emergenciais ? como viagens iminentes ou procedimentos médicos ? o cidadão pode solicitar atendimento prioritário mediante comprovação.

No interior, o agendamento é feito diretamente nas unidades. A primeira via da CIN é gratuita. Para ser atendido, o usuário deve apresentar certidão de nascimento ou casamento, CPF e demais documentos complementares, se houver.

O que muda com a nova identidade

A CIN adota o CPF como número único de identificação em todo o país, eliminando variações estaduais. O documento agora possui padrão nacional com itens modernos de segurança, QR Code e zona de leitura automatizada. Ele pode ser utilizado nas versões física e digital, e conta com prazos de validade que variam conforme a idade do titular.

Segundo Elaine Monteiro, a atualização é essencial para integrar serviços e aumentar a segurança documental. ?A CIN traz mais segurança, integração de dados e facilita a vida do cidadão em diversos serviços. Continuaremos trabalhando para que todos os tocantinenses possam realizar a troca dentro do tempo estabelecido e com a qualidade que eles merecem?, afirmou.