
Começa nesta sexta-feira, 09, e vai até o mês de agosto o trabalho de fiscalização da  Marinha do Brasil, voltado à temporada de praias nos rios do Tocantins.  As equipes farão teste do bafômetro e verificarão a regularidade das embarcações e a habilitação dos condutores.
A ?Operação Verão NAVSEG: você conectado a uma navegação segura? é realizada pela Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins até o dia 7 de agosto, com o objetivo de intensificar as atividades de fiscalização e Inspeção Naval.
?Primeiramente, nós efetuamos essas inspeções já nas rampas de acesso desses locais, verificando as condições de habilitação e do registro de embarcações e nos rios e lagos também, até para verificar se eles estão cumprindo as regras de navegação, estão com os materiais de salvatagem?, explicou o capitão dos Portos do Araguaia-Tocantins, Artur Roberto.
Cinco equipes serão mobilizadas em todas as regiões do estado.
Além do teste do bafômetro, ass equipes também vão verificar a Carteira de Habilitação de Amadores (CHA) para quem estiver conduzindo embarcações de esporte e recreio, e de Motonautas para condutores de motoaquática, além da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), para quem estiver na condução de embarcações para transporte de passageiros. Haverá inspeção nos coletes salva-vidas, bem como na capacidade máxima de transporte de pessoas e/ou cargas, e o TÃtulo de Inscrição da Embarcação (TIE).
?O perÃodo de praias aumenta consideravelmente o transporte, tanto de passageiros, e também de materiais. Essas inspeções são feitas durante todo o ano, mas se intensificam nesse perÃodo porque o fluxo de passageiros é muito grande?, informou o capitão.
Entre os dias 07 a 16 julho, será realizada a segunda fase da campanha ?Travessia Segura?, com fiscalização nas balsas. Durante esse perÃodo, serão realizadas orientações, palestras aos tripulantes e usuários desse tipo de serviço.
Também serão verificadas as condições do material de salvatagem e seu posicionamento a bordo, certificação dos aquaviários e do uso de uniformes, visando à segurança do tráfego das embarcações.
Segundo a Marinha, eventuais denúncias podem ser realizadas por meio dos telefones (63) 3216-1715 e 185 ou pelo canal 16 do rádio VHF.

