Domingo, 11 de janeiro de 2026
Destaque

Laurez Moreira anuncia prorrogação do prazo do IPVA 2025 para dezembro

Laurez Moreira anuncia prorrogação do prazo do IPVA 2025 para dezembro
Laurez Moreira anuncia prorrogação do prazo do IPVA 2025 para dezembro

O governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), anunciou nesta quarta-feira (15), durante evento no Palácio Araguaia, a prorrogação do prazo de vencimento do IPVA 2025 para o mês de dezembro. A medida altera o calendário fiscal que encerraria hoje o prazo para pagamento do imposto, permitindo que os contribuintes regularizem seus veículos sem a cobrança de multas ou juros.

Com a decisão, todos os proprietários de veículos registrados no Tocantins terão mais tempo para quitar o tributo, mantendo a regularidade do licenciamento e evitando restrições no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Como era o calendário original

Até o anúncio, o vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estava previsto para esta quarta-feira (15), data que marcaria o fim do calendário fiscal de 2025. O pagamento dentro do prazo garantia a isenção de encargos e a regularidade do veículo perante os órgãos de trânsito.

Com a prorrogação para dezembro, o contribuinte ganha mais tempo para realizar o pagamento, sem perder o direito à quitação sem acréscimos.

Como pagar o IPVA

O imposto pode ser pago de forma digital, acessando o site da Secretaria da Fazenda do Tocantins (Sefaz/TO) ? www.sefaz.to.gov.br. É necessário informar o número da placa, Renavam e CPF ou CNPJ do proprietário. O sistema gera a guia de pagamento com código de barras e QR Code, permitindo a quitação por diferentes canais bancários.

Também é possível pagar diretamente pelo aplicativo do Banco do Brasil, no caminho:

menu ? pagamentos ? impostos e taxas ? débitos de veículos ? Tocantins ? IPVA.

A Sefaz mantém atendimento telefônico para dúvidas e esclarecimentos nos números (63) 3027-2534 e 3027-2535, das 8h às 14h, exclusivo para assuntos relacionados ao imposto.

Destinação dos recursos

Metade da arrecadação do IPVA é repassada diretamente aos municípios onde os veículos estão registrados, o que contribui para investimentos em infraestrutura e serviços públicos.

Com a prorrogação do prazo, o governo busca garantir maior adesão dos contribuintes e evitar prejuízos aos cofres municipais, equilibrando arrecadação e planejamento fiscal.