Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026
Estado

Agência de Metrologia amplia parque tecnológico para atender melhor às demandas de fiscalização de cronotacógrafos

Agência de Metrologia amplia parque tecnológico para atender melhor às demandas de fiscalização de cronotacógrafos
Agência de Metrologia amplia parque tecnológico para atender melhor às demandas de fiscalização de cronotacógrafos

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), recebeu um novo Micrômetro ? instrumento de medição para medidas dimensionais ? para a validação das leituras dos cronotacógrafos realizadas pelas empresas permissionárias acreditadas.

O equipamento foi doado pela Superintendência do Inmetro do Rio Grande do Sul (SURRS), com o intuito de melhorar o serviço prestado pela Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Inmetro (RBMLQ-I).

De acordo com o presidente da Metrologia Estadual (AEM), Jerônimo Júnior, o equipamento vai contribuir com as ações da pasta no Tocantins, ?em especial porque é uma máquina mais moderna e completa em relação às existentes na agência?, pontua o presidente.

Benefícios para a sociedade

Todos os veículos que têm capacidade de transportar mais de dez pessoas ? seja escolar ou de passageiros (vans e ônibus) ? e os de carga (caminhões e carretas) têm a obrigatoriedade de ter um cronotacógrafo (ou simplesmente tacógrafo), instalado e em perfeito estado de funcionamento.

O equipamento é um instrumento de medir que armazena dados relacionados ao registro histórico de todos os limites de velocidade, distâncias percorridas, tempo de movimento e parada do veículo para descanso dos motoristas em um diagrama de papel ou fita, que deve ser trocado a cada 24 horas ou sete dias. O registro acontece de forma simultânea, inalterável e instantânea e armazena também os parâmetros relacionados ao condutor do veículo, como o tempo de trabalho, tempo de parada e tempo de direção.

Com isso, o equipamento é de extrema importância, especialmente no que se refere à segurança nas vias públicas e nas rodovias. Ele ajuda a coibir os excessos de velocidade e com isso os possíveis acidentes de trânsito, haja vista que registra dados relevantes do veículo, que atestam, também, o comportamento do motorista, identificando se ele trabalha ou não de acordo com a legislação de trânsito e trabalhista.

Fiscalização de cronotacógrafo

O micrômetro é um equipamento que confere a leitura e as fitas magnéticas do cronotacógrafo, atestando assim a validade da medição realizada pelas permissionárias acreditadas pelo Inmetro.

O proprietário do veículo busca a Oficina Permissionária e faz a leitura dos dados do cronotacógrafo. Os dados coletados são repassados para a Agência de Metrologia, que por meio do micrômetro, valida e concede a aprovação para o veículo transitar por dois anos. No caso da reprovação, é necessário refazer o ensaio metrológico.

A fiscalização do próprio veículo é uma ação rotineira, realizada nos postos policiais. Os veículos que trafegam sem o cronotacógrafo ou com o equipamento reprovado são autuados e não podem rodar.

É bom saber

Ao contratar um transporte, seja ele escolar ou de carga, é possível identificar se o mesmo está regular. Basta acessar o site específico: http://cronotacografo.inmetro.rs.gov.br/certificados/consultar e digitar a placa. Caso apareça ?Nenhum documento encontrado para os dados informados?, significa que o veículo está totalmente irregular. Outra possibilidade é apresentar a informação que o documento provisório está no prazo ou vencido ou que a certificação está regularizada ou vencida.