
O governador Laurez Moreira embarcou neste domingo (9) para Belém (PA), onde representará o Tocantins na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), o maior evento global dedicado ao debate e à s negociações sobre o clima. O encontro ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro e reunirá lÃderes de diversos paÃses, governadores da Amazônia Legal e representantes de organismos internacionais.
Durante o evento, Laurez participará de painéis oficiais na Blue Zone da ONU, apresentando as polÃticas públicas tocantinenses voltadas ao equilÃbrio entre produção e conservação ambiental. Ele também deve se reunir com organismos internacionais e investidores, em busca de parcerias e captação de recursos para impulsionar novas oportunidades de desenvolvimento sustentável no estado.
?O Tocantins mostra ao mundo que é possÃvel produzir e preservar. Somos o elo entre a Amazônia e o Cerrado, e estamos provando que desenvolvimento e sustentabilidade não são caminhos opostos, são a mesma estrada percorrida com responsabilidade?, destacou o governador.
Pacto por justiça climática
Na COP30, Laurez Moreira vai defender a criação de um novo pacto de justiça climática, que permita aos estados subnacionais acessar diretamente os recursos dos fundos internacionais voltados à preservação ambiental.
?O mundo cobra metas dos paÃses tropicais e está certo em fazê-lo, mas é preciso garantir que os recursos cheguem a quem protege a floresta e produz de forma responsável. O Tocantins não veio para prometer, veio para mostrar resultados?, reforçou.
Comitiva tocantinense
A comitiva do Tocantins é composta por 16 integrantes, incluindo a primeira-dama e desembargadora Ângela Prudente; o secretário do Meio Ambiente e Recursos HÃdricos, Divaldo Rezende; a secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria; o presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda; o presidente do Naturatins, Cledson da Rocha Lima; o presidente da ATS, Paulo Ricardo Silva Machado; e o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Vitor Teles, além de técnicos da área ambiental.
A participação do Tocantins na COP30 reforça o posicionamento do estado como referência na agenda de sustentabilidade e desenvolvimento equilibrado, unindo produção agrÃcola, conservação ambiental e inclusão social.

