Vice-governador Laurez Moreira deixa PDT e se filia ao PSD de Irajá Abreu
POLÍTICA – O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, deixou o PDT e oficializou sua filiação ao PSD, partido comandado no estado pelo senador Irajá Abreu. O anúncio foi feito nas redes sociais do parlamentar, que publicou um vídeo ao lado de Laurez e do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
A movimentação reforça o redesenho político no estado, já que Laurez é considerado um dos principais nomes para disputar o Governo do Tocantins em 2026, enquanto Irajá deve buscar a reeleição ao Senado.
Ruptura com Wanderlei Barbosa
O gesto confirma o distanciamento de Laurez do atual governador Wanderlei Barbosa, com quem rompeu politicamente no ano passado. À época, Wanderlei desconfiava de um suposto acordo entre Laurez e a família Abreu – liderada pela ex-senadora Kátia Abreu, mãe de Irajá – para fragilizá-lo no comando do Palácio Araguaia.
Articulação para 2026
Com a filiação, Laurez se alinha ao grupo político dos Abreu, fortalecendo o PSD, que não tinha nome para a disputa pelo palácio Araguaia. Enquanto isso, aliados do governador observam os movimentos como um sinal claro de que a disputa pelo governo estadual segue com os mesmos nomes, mas em posições diferentes no tabuleiro do xadrez político.
A expectativa é que Laurez intensifique sua agenda pelo interior nos próximos meses, em busca de consolidar seu nome como pré-candidato ao governo, enquanto Irajá organiza sua base para tentar a reeleição ao Senado.