Secretário de Justiça do TO pede ao STF transferência de sobrinho do governador de presídio para quartel da PM

O secretário estadual de Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), Deusiano Amorim, solicitou ao ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a transferência do advogado Thiago Barbosa, sobrinho do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) para uma sala no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar. A informação foi revelada pelo site Platô BR e repercutida pelo portal Cléber Toledo.

Thiago está preso preventivamente no âmbito da Operação Sisamnes, que investiga um suposto esquema criminoso envolvendo o uso do sistema jurídico para fins escusos. No ofício encaminhado no dia 11 de abril ao STF, o secretário não menciona o parentesco entre o detento e o governador, mas justifica o pedido com base em riscos à integridade do advogado.

De acordo com Deusiano Amorim, a permanência de Thiago Barbosa na unidade prisional representa “dificuldade de manter a incolumidade moral e emocional do preso”. O secretário alegou ainda que o motivo da prisão “não foi bem recepcionado dentro do cárcere” e que há um “esforço hercúleo para manter a ordem e preservar a rotina” da unidade.

Ainda segundo o documento, o gestor sustenta que o Quartel do Comando-Geral da PM dispõe de estrutura e experiência para custodiar presos que “carregam consigo forte carga de poder alterar a ordem e rotina dentro da Unidade Penal”.

A resposta do STF ao pedido ainda não foi divulgada.

One thought on “Secretário de Justiça do TO pede ao STF transferência de sobrinho do governador de presídio para quartel da PM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.