Ministro Zanin revoga prisão de sobrinho do governador Wanderlei Barbosa, mas mantém medidas cautelares
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou a prisão preventiva do advogado Thiago Marcos Barbosa de Carvalho, preso desde março deste ano. Thiago é sobrinho do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. A decisão, no entanto, manteve outras medidas cautelares contra o investigado.
As informações são do jornalista Luiz Armando Costa, que teve acesso à decisão com exclusividade. Conforme apurado por ele junto ao jornalista Goianyr Barbosa, pai de Thiago, a expectativa da família é que a soltura aconteça ainda na noite desta quarta-feira (30) ou, no mais tardar, na manhã de quinta-feira (31).
Na decisão, Zanin reconheceu que, embora a Procuradoria Geral da República tenha apresentado fundamentos relevantes, não se justifica a manutenção da medida extrema no atual estágio do processo.
“Daí que, na minha compreensão, em que pesem os relevantes fundamentos apresentados pela Procuradoria Geral da República, reconhecida a desnecessidade da medida extrema, para o suposto agente central do esquema criminoso, impõe-se, por isonomia, a extensão dos efeitos da decisão proferida nos autos da PET 14025 para o investigado Thiago Marcos Barbosa de Carvalho, sem prejuízo da possibilidade de reavaliação da necessidade da medida extrema caso sobrevenham elementos a indicar a presença dos requisitos (…)”, afirmou o ministro.
Ainda segundo o blog de Luiz Armando Costa, a decisão reforça o entendimento do STF de que a prisão preventiva deve ser mantida apenas em casos em que estejam presentes todos os requisitos legais, o que, no momento, não se aplicaria ao advogado.