Filho do primeiro presidente e assessor de Jorge Frederico, Neném Kardec é eleito presidente do Bairro São João
O Bairro São João, em Araguaína, um dos maiores da região Norte do Brasil, escolheu no último domingo (6) seu novo presidente: Nenem Kardec. Em eleição marcada pela união da comunidade e pelo legado de uma família que sempre esteve à frente das conquistas do bairro, Nenem foi eleito com 503 votos – a maior votação da história do São João. Apenas 20 votos foram contrários.
A eleição contou inicialmente com três chapas inscritas, mas, diante da força de Nenem junto à comunidade, as outras duas chapas desistiram da disputa. Ele acabou concorrendo em chapa única, com apoio de moradores antigos e novos, que reconheceram em sua história e na de sua família um compromisso duradouro com o desenvolvimento do bairro.
Legado de luta pelo São João
Nenem Kardec é filho de Allan Kardec de Oliveira Freitas, primeiro presidente do Bairro São João, eleito em 1988. Foi seu pai quem levou água potável pela primeira vez ao bairro, por meio do famoso chafariz da Gonçalves Lêdo. Também foi responsável por instalar a primeira antena e televisão do bairro, por implantar uma cerâmica comunitária, uma marcenaria e por construir a primeira escola da região, hoje chamada Escola Municipal Josefa Dias – anteriormente Escola Municipal Padre Francisco de Assis.
O novo presidente do bairro segue os passos do pai e pretende valorizar a memória da comunidade e ampliar os projetos sociais, esportivos e culturais da região.
História de compromisso e esporte
Jhadson Alencar Freitas, o Nenem Kardec, é há mais de uma década assessor do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), atleta praticante de jiu-jitsu, muay thai e capoeira. Casado com Bruna Borges Alencar, é pai de Allan Alencar e André Alencar. Seu vínculo com o bairro é não apenas político, mas afetivo e social, pautado pelo respeito à história da região e pelo desejo de construir uma gestão participativa, com foco no bem-estar dos moradores.
A nova gestão assume com o desafio de manter viva a força do Bairro São João e de continuar transformando a comunidade em um exemplo de organização, identidade e resistência na região norte do país.