Diário Oficial publica exoneração de 51 secretários e chefes de autarquias no Tocantins

Entre os exonerados está a primeira-dama Karynne Sotero; Laurez Moreira nomeia novos integrantes para a equipe

A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (3) trouxe a publicação da exoneração de 51 secretários e chefes de autarquias do governo do Tocantins. A medida atinge todo o primeiro escalão e foi confirmada pelo governador em exercício Laurez Moreira (PSD), que assumiu o comando do Estado após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Entre os exonerados está a primeira-dama Karynne Sotero Campos, que também comandava a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais e foi afastada do cargo junto com o marido, o governador Wanderlei Barbosa.

No DOE, duas exonerações foram registradas a pedido dos ocupantes: a do secretário da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, e a do chefe da Casa Militar, Wander Araújo.

Novos nomes

Além das exonerações, o governador em exercício nomeou parte da nova equipe. Passam a compor o alto escalão:

  • Luzia Rocha Pinheiro – Secretária da Comunicação
  • Vitor Oliveira Rocha – Secretário-Chefe da Casa Militar
  • Ailton Parente – Chefe de Gabinete

Laurez afirmou que a escolha dos demais nomes será feita gradualmente, reforçando que pretende conduzir a gestão com foco em transparência e seriedade.

Contexto

O afastamento de Wanderlei Barbosa, pelo prazo de 180 dias, ocorre no âmbito da Operação Fames-19, que apura supostos desvios de recursos na compra de cestas básicas e frangos congelados durante a pandemia de Covid-19. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de R$ 73 milhões.

A decisão foi tomada pelo ministro Mauro Campbell, do STJ, e posteriormente mantida por unanimidade pela Corte Especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.