Bolsonaro lidera intenções de voto para presidente no Tocantins, aponta Paraná Pesquisas

Mesmo inelegível, ex-presidente supera Lula em cenários estimulados e na pesquisa espontânea. Levantamento também mostra que mais da metade dos tocantinenses (56,5%) desaprova a gestão do atual presidente.

TOCANTINS– O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera as intenções de voto para a Presidência da República entre os eleitores do Tocantins, mesmo estando inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É o que aponta um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 20.

No principal cenário estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada, Bolsonaro alcança 41,5% das intenções de voto, contra 31,9% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), aparece em terceiro, com 8,7%.

A pesquisa também testou outros cenários. Quando o nome de Bolsonaro é substituído pelo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), ela aparece em empate técnico com Lula, registrando 32,5% contra 32,3% do atual presidente.

Já em um cenário com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato do campo da direita, Lula lidera com 32,5%, seguido por Tarcísio com 21,9%.

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores citam um nome livremente, Bolsonaro também está à frente, com 21,1%, enquanto Lula tem 17,3%. Nesta modalidade, o número de indecisos é alto: 52,7% não souberam ou não opinaram.

Avaliação do Governo Lula

O levantamento também mediu a aprovação da atual gestão federal no estado. Segundo a pesquisa, 56,5% dos eleitores tocantinenses desaprovam o governo Lula, enquanto 38,3% aprovam.

Quando questionados sobre como avaliam a administração, 43,1% a classificaram como “péssima” e 7,3% como “ruim”. Outros 19,8% a consideram “regular”, 17% “boa” e 11,5% “ótima”.

A pesquisa foi realizada presencialmente com 1.510 eleitores em 59 municípios do Tocantins, entre os dias 9 e 13 de agosto. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.