Primeira-dama do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente tem trajetória marcada por quase quatro décadas na magistratura

Esposa do governador em exercício Laurez Moreira, magistrada atua hoje como Ouvidora da Mulher no Tribunal de Justiça do Tocantins

Com o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e de sua esposa, a secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, o Tocantins vive um novo momento político. Desde então, Laurez Moreira (PSD) assumiu o comando do Executivo estadual e, junto com ele, a curiosidade da população se voltou para sua esposa: a atual primeira-dama do Estado, desembargadora Ângela Prudente.

Perfil

Natural de Goiânia (GO), mãe de dois filhos, Ângela Prudente construiu sua trajetória profissional na magistratura tocantinense. Formada em Administração e em Direito, ingressou na Justiça do Tocantins em 1989, inicialmente como juíza substituta. Atuou em comarcas como Miranorte, Araguaína, Augustinópolis, Arraias, Paraíso do Tocantins e Palmas, onde foi titular por 13 anos na Vara de Precatórias, Falências e Concordatas.

Na Justiça Eleitoral, desempenhou funções em diversas zonas eleitorais e foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), além de ter exercido cargos como vice-presidente e corregedora regional eleitoral.

No Tribunal de Justiça

Promovida a desembargadora em 2010, pelo critério de merecimento, Ângela Prudente chegou a presidir o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) no biênio 2013-2015 e foi corregedora-geral de Justiça entre 2011 e 2013. Atualmente, ocupa a função de Ouvidora da Mulher, cargo criado para receber e encaminhar demandas relacionadas a violência de gênero e direitos das mulheres.

Representatividade

Com quase quatro décadas dedicadas à magistratura, Ângela Prudente soma experiência em projetos sociais e na defesa dos direitos das mulheres. Ao lado de Laurez Moreira, passa a ocupar também a posição simbólica de primeira-dama do Tocantins, em um período de instabilidade política e transição no Executivo estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.