PM do Tocantins ferido após tiroteio no RJ diz que viatura entrou por engano em comunidade ao pegar ‘rota alternativa’
Um subtenente da Polícia Militar do Tocantins, integrante da Força Nacional, ficou ferido durante uma operação no Rio de Janeiro (RJ). Marcos Rodrigues Matos estava em uma viatura que entrou por engano na Comunidade de Vigário Geral e foi atacada por traficantes. A equipe tentava fazer uma rota alternativa para ajudar outra unidade, mas acabou em uma zona de conflito de facções.
O incidente ocorreu por volta das 19h de segunda-feira (22). Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a equipe realizava patrulhamento na Avenida Brasil, próximo à entrada da comunidade.
A viatura seguiu por uma rota desconhecida e, ao retornar para a via principal, foi atingida por disparos de arma de fogo. Estilhaços feriram o policial tocantinense e outro policial da Paraíba, que sofreu um tiro de raspão na cabeça.
Os policiais feridos foram socorridos por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e levados ao Hospital de Emergência Estadual. Um dos policiais recebeu alta após atendimento, enquanto o outro permanece internado em observação.
À TV Anhanguera, o subtenente Matos relatou que, ao entrar na comunidade de Vigário Geral, a equipe se deparou com uma barricada, indicando a presença de facções. “Quando adentramos, já de imediato visualizamos uma barricada, que a princípio não mostrava que era uma área controlada pelo tráfico e aí já veio os disparos”, relembrou.
O motorista da viatura, que é da Paraíba, teve uma bala alojada entre o crânio e o couro cabeludo e está em recuperação. Matos foi atingido por estilhaços de metal e, após receber atendimento médico, passa bem.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lamentou o ataque e informou que o caso foi registrado na 38ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro. O diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Fernando Alencar, foi enviado à capital fluminense para acompanhar o caso.