Grupo de Operações Especiais da Polícia Penal forma 18 novos agentes

Treinamento envolve situações de alta complexidade

Após 60 dias de aulas intensivas em regime de internato no 2º Curso de Operações Penitenciárias Especiais (Cope), 18 policiais penais guerreiros se formaram e passaram a integrar o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), considerada a tropa de elite da Polícia Penal tocantinense. A solenidade de formatura ocorreu na tarde desta segunda-feira, 16, com a presença do secretário da Pasta, Deusiano Amorim, e do secretário executivo, Gilson Silva.

A formatura ocorreu na Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e também participaram da mesa de abertura o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes; além do coordenador do Gope, Cleiton Arantes, e do presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Tocantins (Sindippen/TO), Wilton Angelis, além dos familiares dos novos gopeanos que lotaram o auditório com placas, bandeiras e camisas demonstrando o orgulho pelos formandos.

“Parabenizo todos os 18 formandos que passaram esses meses se aperfeiçoando para atuar na manutenção da paz, ordem e da disciplina nas unidades penais. O aparelhamento de todos os grupamentos e unidades especializadas da Seciju é um dos objetivos da nossa gestão, pois sabemos da necessidade de ter estes policiais penais bem preparados para trabalhar pela segurança da sociedade. Agradeço pela extrema dedicação destes policiais penais e também o apoio de tantos familiares que auxiliaram para que este momento fosse possível”, afirmou o secretário da Seciju.

Conforme o secretário executivo, Gilson Silva, este é um momento histórico para a Polícia Penal do Tocantins. “Esse foi um curso árduo, com mais de 600 horas de aulas que tornaram estes 18 bravos policiais penais em gopeanos especializados e prontos para as missões. Parabéns por se manterem firmes e por operarem em prol da segurança em todo o Estado e elevarem a Polícia Penal do Tocantins à níveis cada vez mais altos de excelência”, completou o gestor.

Curso

O curso teve início em março e foi promovido pelo Gope, tendo a coordenação pedagógica da Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins (Esgepen). Dentre os temas abordados, estão as regras de segurança em estabelecimentos penais, procedimento operacional padrão, legislação, técnicas de retenção de armamento, entre outras.

“Hoje é um dia muito importante, pois formamos os alunos com excelência no que há de melhor em intervenção, patrulhamento e abordagem. Esses 18 guerreiros farão a diferença e estão preparados para enfrentar qualquer situação que possa ocorrer no Sistema Penal do Tocantins” disse o coordenador do Gope e policial penal, Cleiton Arantes.

A policial penal do Pará que participou de todas as etapas do Curso no Tocantins e agora poderá atuar em instruções dentro do seu estado, Kércia dos Reis, foi a única mulher a finalizar o curso e afirma que apesar do desafio, ela estava confiante de que concluiria essa etapa. “Predominantemente é um ambiente masculino, mas o sexo não difere o potencial e a capacidade intelectual de ninguém, e como mulher, sou tão competente e capaz quanto um homem” disse a gopeana. “Sinto-me honrada e respeitada, pois passei pelos desafios e consegui superá-los com excelência para honra e glória de Deus”, finalizou.

O orador escolhido pela turma para representar os 18 novos gopeanos em discurso, afirmou que “a partir de hoje nos tornamos gopeanos com um orgulho além do convencional, pois somente quem ostenta o tão sonhado raio negro por amor à profissão sabe do que estou falando. Não foi uma simples opção nos tornarmos integrantes do Gope e sim uma imposição de nossas personalidades que, ao longo do curso, foram sendo moldadas nos preceitos da lealdade, honestidade e legalidade”, finalizou Paulo Henrique Pereira.

O evento também contou com entrega de brevês do Gope e lembranças pelos familiares e autoridades aos novos gopeanos, além de troféus e certificados em homenagem às forças coirmãs que atuaram na instrução do curso, como o Gope da Polícia Penal de Goiás; Batalhão da Polícia Militar Ambiental; Companhia Independente de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins; Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope); Batalhão da Polícia de Choque; Guarda Metropolitana de Palmas (Romu); Grupo de Operações Táticas Especiais da Polícia Civil do Tocantins; Polícia Rodoviária Federal; 22º Batalhão de Infantaria do Exército, além do colaborador civil Miguel dos Santos Barros Neto.

Gope

Criado há dois anos, o Gope é composto por gopeanos capacitados e treinados para agirem em situações de alta complexidade e na solução de conflitos no interior dos estabelecimentos penais. O grupamento também atua no traslado e na movimentação de presos, tanto em escoltas de rotina, quanto de alta complexidade e na escolta pessoal de autoridades por questões de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.