Empresário de Araguaína é condenado por financiamento ao tráfico internacional de drogas
O empresário Márcio César Trindade Oliveira, de Araguaína, foi condenado pela Justiça Federal a 10 anos, 8 meses e 24 dias de prisão em regime fechado por envolvimento no financiamento e custeio do tráfico internacional de drogas. Ele poderá recorrer da decisão em liberdade.
A condenação está ligada à operação Rota Caipira, realizada em abril de 2023, que investigou um esquema de tráfico internacional de cocaína. Na ocasião, 28 pessoas tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça Federal do Tocantins. Márcio chegou a ser preso durante a operação, mas atualmente respondia em liberdade.
Segundo a sentença, assinada pelo juiz Victor Curado Silva Pereira, Márcio foi absolvido de acusações de associação ao tráfico e lavagem de dinheiro, mas considerado culpado pelo financiamento ao tráfico internacional. O magistrado entendeu que, entre março de 2019 e agosto de 2021, o empresário financiou a prática criminosa, utilizando uma aeronave modelo Beech Aircraft 58 (Báron).
De acordo com o processo, o avião teria sido adaptado para transportar grandes quantidades de cocaína, operando entre países da América do Sul. A defesa do empresário contesta a condenação. “Não existem fundamentos lógicos para essa condenação e nós iremos buscar a reversão dessa decisão de primeira instância no tribunal em Brasília, em segunda instância”, afirmou o advogado Edgar Mondadori.
Além disso, outros dois réus no mesmo caso foram absolvidos das acusações de associação ao tráfico e lavagem de dinheiro. A Justiça determinou também que bens sequestrados sejam devolvidos aos réus, conforme solicitado pela defesa.
As informações são do G1.