Travessia gratuita por barcos entre Aguiarnópolis e Estreito é renovada até dezembro

O convênio que garante a travessia fluvial gratuita de passageiros entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), no rio Tocantins, foi renovado até dezembro deste ano. O serviço, que funciona com barcos conhecidos como voadeiras, foi implantado após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, em janeiro, que causou a morte de 14 pessoas e deixou três desaparecidas.

A travessia funciona diariamente, das 5h às 19h, exclusivamente para o transporte de pessoas. A medida emergencial foi adotada no início do ano e chega agora à quarta renovação, enquanto avançam as obras da nova ponte na BR-226.

As embarcações utilizadas têm capacidade para cinco a oito passageiros por viagem. O serviço é operado por membros da Associação dos Barqueiros de Aguiarnópolis, com acompanhamento da Agência Tocantinense de Regulação (ATR) e apoio da Prefeitura de Augustinópolis.

Além das voadeiras, a travessia por balsa também segue em operação. Contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a balsa é responsável pelo transporte gratuito de pessoas e veículos entre os dois estados.

Obra da nova ponte chega a 50% de execução

As obras da nova ponte sobre o rio Tocantins, na BR-226, atingiram 50% de execução física em junho. O investimento é de R$ 171,1 milhões, com atuação de mais de 500 trabalhadores, em dois turnos, inclusive aos domingos e feriados.

A nova estrutura terá 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros. O projeto prevê duas faixas de rolamento de 3,6 metros, acostamentos, barreiras de proteção do tipo New Jersey, calçadas para pedestres e sistema de monitoramento de deformações e vibrações.

A antiga ponte foi demolida no dia 2 de fevereiro, poucas semanas após o colapso. Desde então, os trabalhos seguem em ritmo acelerado para garantir a retomada definitiva da ligação entre Tocantins e Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.