Tocantins atinge 91,93% de cobertura vacinal contra brucelose na primeira etapa da campanha
A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) divulgou nesta terça-feira (15) que o estado atingiu 91,93% de cobertura vacinal na primeira etapa da campanha de vacinação contra a brucelose, encerrada em 30 de junho. Ao todo, 594.592 bovídeas (bovinas e bubalinas) com idade entre 3 e 8 meses foram vacinadas em todo o estado.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, destacou que o resultado reflete o compromisso dos produtores com a sanidade animal. “Esse índice reforça o compromisso que os produtores rurais têm com a sanidade do nosso rebanho, tornando o nosso Estado uma referência nacional, como ocorreu em 2023, quando o Tocantins ocupou o 1º lugar no ranking nacional de cobertura vacinal contra a brucelose”, afirmou.
Já a responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio, destacou que os números mostram uma maior conscientização dos produtores. “Os altos índices de vacinação da brucelose alcançados no Tocantins indicam que os produtores estão conscientizados para a importância da vacinação como o melhor método de controle da doença em seus rebanhos”, disse.
O que é a brucelose?
A brucelose é uma doença infectocontagiosa crônica, causada por bactérias do gênero Brucella. Pode acometer diversas espécies de animais, como bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e equídeos. A doença tem importância para a saúde pública, por se tratar de uma zoonose, ou seja, também pode infectar seres humanos.
📱 Siga o @reporterto63 no Instagram e acompanhe outras notícias do campo e da produção agropecuária do Tocantins.

