Tiroteio em frente a presídio deixa dois mortos e três feridos em Paraíso do Tocantins
Câmeras registraram o momento em que criminosos em uma moto abriram fogo contra detentos do regime semiaberto
Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que dois homens em uma motocicleta abriram fogo contra detentos que aguardavam para entrar na Unidade Prisional de Paraíso do Tocantins, na região central do estado. O ataque, ocorrido na noite desta quarta-feira (17), deixou dois mortos e três feridos.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), todas as vítimas eram detentos do regime semiaberto que se apresentavam à unidade para o pernoite. Nas imagens, é possível ver o momento em que os criminosos chegam de moto, param em frente ao presídio e um deles dispara várias vezes contra o grupo que estava sentado na calçada. Após os disparos, duas vítimas caem no chão e outras correm em busca de abrigo.
Mortes e feridos
De acordo com a PM, um dos homens morreu ainda no local. Outros quatro baleados foram socorridos e levados ao hospital da cidade. No entanto, um deles não resistiu e morreu minutos após dar entrada. Os demais permanecem internados.
A Polícia Científica foi acionada e realizou os procedimentos periciais na cena do crime. O Instituto Médico Legal (IML) recolheu o corpo da vítima que morreu na porta da unidade.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para atualizar o estado clínico dos sobreviventes, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. Já a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou que os feridos não correm risco de morte e ressaltou que nenhum policial penal foi atingido.
Reforço policial
Após o ataque, a Polícia Militar montou uma força-tarefa para localizar os suspeitos. Participam das buscas equipes do 8º Batalhão, do Comando de Policiamento Especializado (CPE), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE) e do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED).
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) destacou que equipes da 5ª Delegacia Regional da Polícia Civil e da 6ª Divisão Especializada na Repressão ao Crime Organizado (6ª DEIC – Paraíso) também atuam no caso.
Contexto
A Seciju explicou que os detentos estavam do lado de fora aguardando a entrada na unidade penal para cumprir a rotina de apresentação diária, conforme determina o regime semiaberto. O órgão afirmou que todas as medidas de segurança estão sendo adotadas para reforçar a proteção no entorno da unidade.
📹 As imagens da ação (veja no vídeo acima) mostram a rapidez do ataque e a fuga dos atiradores logo após os disparos.

