Protagonismo juvenil é tema de Formação dos Grêmios Estudantis em Miracema do Tocantins

Encontro teve como objetivo dar voz aos estudantes e fortalecer essas organizações no âmbito escolar

O Estado do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju) e Secretaria da Educação (Seduc), vem promovendo neste mês de agosto, Encontros de Formações dos Grêmios Estudantis das escolas estaduais. Desta vez, foram os alunos das escolas que integram a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema do Tocantins, que receberam orientações sobre as formações dessas organizações estudantis.

Essas formações estão sendo realizadas em todo o estado e estimulam o envolvimento dos estudantes nas ações que envolvem a comunidade escolar, de modo a fortalecer o protagonismo juvenil. Esse objetivo está sendo reconhecido por estudantes como Sara Gomes, de 11 anos, do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, de Tocantínia. “A importância dos Grêmios Estudantis dentro das escolas é para ajudar os alunos a terem coragem de enfrentar desafios. Eles ajudam a melhorar as escolas, é uma inspiração para outros estudantes”, explicou.  

 O evento realizado pela Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema, contou com apresentações culturais, dinâmicas e brincadeiras. Os jovens estudantes também apresentaram os planos de trabalho e aproveitaram para incentivar o fomento ao protagonismo no ambiente escolar. Rian Pires, de 16 anos, destacou o objetivo dessas organizações estudantis. “O nosso papel é sempre ajudar todos os alunos, trazendo todas as opiniões, ajudando todos do corpo docente e discente. A nossa principal vontade é mostrar que devemos e podemos fazer a diferença no nosso estado, município e no colégio”, disse o estudante do Colégio Militar do Estado do Tocantins Santa Terezinha, de Miracema.   

A Diretora Regional de Educação (DRE) de Miracema do Tocantins, Elvina Gomes, destacou a importância dessas organizações no âmbito escolar. “O Grêmio Estudantil representa liderança e faz toda diferença não só no ambiente escolar, mas também nas comunidades. É por meio desses espaços que nascem os grandes líderes regionais e nacionais”, disse.

No Tocantins, a Lei Estadual nº 763, de 26 de junho de 1995, dá legitimidade a essas organizações formadas pelos estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.