PRF apreende quase 140 m³ de madeira irregular em duas ocorrências no mesmo dia no Tocantins
Flagrantes ocorreram na BR-230, em Luzinópolis; motoristas transportavam volume de madeira superior ao declarado nas notas fiscais e guias florestais.
LUZINÓPOLIS – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um total de 138,8 m³ de madeira sendo transportada de forma irregular nesta segunda-feira, 25, na BR-230, em Luzinópolis, na região do Bico do Papagaio. As apreensões ocorreram em duas abordagens distintas no mesmo dia.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 11h30, no km 70 da rodovia. Ao fiscalizar um caminhão, os agentes constataram que a carga continha cinco espécies de madeira não documentadas e um volume de 22,67 m³ acima do declarado na nota fiscal. No total, 60,77 m³ de madeira serrada foram apreendidos.
Duas horas depois, no mesmo local, outra carreta foi abordada. Desta vez, os policiais identificaram que o veículo transportava 78,03 m³ de madeira, enquanto a documentação fiscal declarava apenas 57 m³.
Em ambos os casos, os motoristas foram autuados pelo crime ambiental de transportar madeira sem licença válida. Os caminhões e as cargas foram apreendidos e encaminhados ao pátio da PRF em Aguiarnópolis, ficando à disposição da Justiça e dos órgãos ambientais.
Segundo a PRF, as ações fazem parte do Plano Amazônia (AMAS), do Governo Federal, que reforçou a fiscalização na região com mais viaturas, novos policiais e investimentos em infraestrutura.
Imagens: PRF/TO

