PRF apreende 186 cigarros eletrônicos contrabandeados em ônibus no Tocantins
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta terça-feira (28), 186 cigarros eletrônicos transportados ilegalmente em ônibus interestaduais que passavam pela BR-153 nos municípios de Araguaína e Colinas do Tocantins. Os produtos estavam sem documentação e foram identificados como mercadorias contrabandeadas.
Apreensão em Araguaína 🚨
Por volta das 8h, no km 160 da BR-153, uma equipe da PRF abordou um ônibus e, durante a fiscalização no compartimento de bagagens, encontrou uma caixa de sapato envolta em saco plástico. A embalagem foi despachada como encomenda e estava acompanhada de uma nota fiscal que indicava peças veiculares. No entanto, ao abrir a caixa, os agentes descobriram 27 cigarros eletrônicos.
Apreensão em Colinas 🚔
Mais tarde, por volta das 15h, no km 247 da BR-153, a PRF parou outro ônibus interestadual e realizou uma inspeção no bagageiro. Durante a vistoria, foram encontrados 159 cigarros eletrônicos, sem qualquer documentação que comprovasse a origem ou destino dos produtos.
Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil ❌🚬
A comercialização, importação e propaganda dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos, são proibidas no Brasil desde 2009. A restrição está prevista na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 855/2024, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Diante dos fatos, a PRF classificou o caso como contrabando. As mercadorias foram apreendidas e encaminhadas à Receita Federal, que dará andamento aos procedimentos legais.