Presidente do Porto de Santos visita o Tocantins: ampliação de exportações pelo complexo portuário é a pauta

O presidente do Porto de Santos, Anderson Pomini, esteve no Tocantins nesta quinta-feira (5) para conhecer estruturas logísticas e avaliar possibilidades de ampliar o escoamento de produção pelo maior complexo portuário da América Latina. A visita, acompanhada pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ocorreu em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, onde está localizada a unidade industrial da Fazendão Agronegócio.

A ação faz parte de uma política do Governo do Tocantins que busca ampliar as rotas para a exportação da produção local, atraindo novos investimentos e oportunidades. O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, e o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, também acompanharam a comitiva.

No Palácio Araguaia, em reunião com o presidente do Porto de Santos, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou a relevância do terminal paulista. “Nós sabemos que o Porto de Santos é o maior do país em movimentação de mercadorias para exportação e nós queremos escoar também por lá. Recebemos produtos de outros estados como o Mato Grosso, do Pará e temos uma logística privilegiada”, afirmou Barbosa, destacando ainda o interesse em conhecer pessoalmente a estrutura do porto.

O presidente Anderson Pomini explicou que a visita ao Tocantins integra o programa “Porto Vai até a Fazenda”. “Estamos aqui conhecendo a infraestrutura local, as necessidades reais daqueles que produzem e que pretendem escoar para o mundo passando pelo Porto de Santos. Hoje o governador do Tocantins, que é o Wanderlei, investe principalmente nas rodovias e estimula investimentos nas linhas férreas, para que possamos produzir mais e escoar mais pelo Porto de Santos”, pontuou Pomini.

Antes de visitar a unidade da Fazendão Agronegócio, em Luzimangues, a comitiva acompanhou uma apresentação do presidente do Grupo Fazendão, Volney Aquino, que agradeceu o incentivo do poder público. “Obrigado pela visita, que nos honra muito. É o progresso chegando e isso nos alegra muito. Com esse trabalho do Governo do Tocantins, vamos crescer a cada dia”, disse Aquino.

De acordo com o secretário Carlos Humberto Lima, a vinda do presidente do Porto de Santos reflete a busca por novos caminhos logísticos. “O Governo do Tocantins, por meio do Pics [Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços], busca ampliar os horizontes de todos os setores econômicos do nosso estado, inclusive na questão logística. Quanto mais opções nós tivermos, melhores serão as condições de competitividade dos nossos empresários tocantinenses”, destacou o titular da Sics.

A Fazendão Agronegócio é uma das principais empresas agroindustriais da região. A indústria de grãos instalada em Luzimangues tem capacidade de esmagar cerca de 800 mil toneladas de soja ao ano, produzindo farelo e óleo degomado. A expectativa é que a possível ampliação das rotas de exportação, a partir do Porto de Santos, reforce a competitividade do setor produtivo tocantinense no mercado externo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.