Ponte de Xambioá será inaugurada ainda em novembro com presença do presidente Lula, confirma ministro Renan Filho
Ministro dos Transportes vistoriou as obras ao lado do governador Laurez Moreira e anunciou conclusão da estrutura de 1,7 km sobre o rio Araguaia
O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou nesta quinta-feira (6) que a ponte sobre o rio Araguaia, entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), será inaugurada ainda neste mês de novembro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A declaração foi feita durante uma vistoria técnica às obras dos acessos à ponte, acompanhada pelo governador Laurez Moreira (PSD) e outras autoridades. O ministro informou que a estrutura está em fase final e pronta para ser entregue à população.
“Depois de uma longa espera, estou aqui hoje para fazer a última vistoria, porque ainda neste mês de novembro nós vamos entregar a ponte de Xambioá, com a presença do presidente Lula”, afirmou Renan Filho.
Obras na reta final
Os serviços atuais estão concentrados nos acessos à ponte, com trabalhos de terraplenagem, drenagem, colchões drenantes, gabiões e obras complementares nos dois lados do rio.
A estrutura principal, com 1.724 metros de extensão, já está concluída. O investimento total ultrapassa R$ 230 milhões, dos quais R$ 28,6 milhões foram destinados pelo Novo PAC para a conclusão desta etapa.
Marco de integração e desenvolvimento
O governador Laurez Moreira destacou que a ponte é um símbolo de integração e esperança para a região.
“Essa ponte é símbolo de união, de desenvolvimento e de esperança. O ministro Renan tem demonstrado compromisso com o Tocantins e com o futuro da nossa gente”, afirmou o governador.
O projeto também inclui ruas marginais e um contorno viário em Xambioá, que devem melhorar o trânsito urbano e oferecer mais segurança a motoristas e pedestres.
O superintendente do DNIT no Tocantins, Luiz Antônio Ehret Garcia, reforçou que a entrega consolida um importante corredor logístico da BR-153, essencial para o escoamento da produção agrícola do Matopiba.
“Essa ponte é um marco para o desenvolvimento do norte do Tocantins e sudeste do Pará. Além de conectar cidades e pessoas, ela reduz custos logísticos e aumenta a competitividade regional”, destacou.
Emoção e expectativa
A visita técnica também contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, parlamentares e autoridades locais, como o prefeito de Xambioá, Dr. Mayck Câmara, que celebrou o anúncio.
“Essa ponte é um sonho antigo de todos os xambioaenses e dos moradores de São Geraldo. É um momento histórico para toda a região”, disse o prefeito.
Moradores acompanharam a vistoria emocionados. Raimundo Pereira, de 65 anos, que cresceu ouvindo falar sobre a construção da ponte, resumiu o sentimento coletivo:
“Eu tinha 6 anos quando ouvi falar dessa ponte. Hoje vivi pra ver esse feito acontecer. Graças a Deus!”, contou.
A inauguração da Ponte de Xambioá será um dos principais marcos de infraestrutura do Tocantins em 2025, consolidando o estado como um dos eixos estratégicos do corredor logístico Norte-Sul.

