Núcleo de Operações com Cães da Polícia Penal recebe alunos da Apae em programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, entre os dias 21 e 28 de agosto, foram realizadas atividades para conscientizar a sociedade sobre inclusão social e combate ao preconceito e à discriminação.

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Penal, que também atua com terapia assistida por animais (TAA), tem participado de ações que fortalecem a pauta.

Durante a manhã e a tarde da última quinta-feira, 22, 120 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participaram de uma visita guiada ao NOC e puderam conhecer os cães e compartilharmomentos de socialização com as cadelas Zoe e Noa que além de operações policiais, atuam como cães terapêuticas.

Cinoterapia

Dentre as finalidades da Cinoterapia assistida por cães estão a interação de pessoas com alguma deficiência ou necessidade especial com cães terapêuticos que podem ajudar em diferentes aspectos, como melhorar a socialização, a comunicação e a afetividade.

De acordo com o coordenador do Centro de Treinamento e Formação de Operadores e Cães Policiais do NOC, Leandro Amorim, os cães são facilitadores no processo terapêutico. “Os cães são treinados e o processo de adestramento leva de 5 a 6 meses e envolve a ambientação em diversas situações, garantindo que eles estejam preparados para atuar com amor e profissionalismo”, assegurou.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A abertura oficial da Semana foi realizada pelaAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na última terça-feira, 21, na Assembleia Legislativa, e contou com a presença do secretário da Seciju, Deusiano Amorim, além de diversas instituições e autoridades que promovem políticas públicas voltadas a este público.

A presidente da Apae de Palmas, Vilma Maria,agradeceu a parceria e enfatizou o papel dos animais em terapias. “Estamos muito felizes com o NOC, pois esta atenção com nossos alunos e esta terapia é de grande importância. Ela aumenta o desenvolvimento e possibilita mais autonomia, independência, além de mexer com todo emocional das pessoas com deficiência”, disse.

Participaram deste dia de interação, o Grupo de Operações com Cães da PM, que também fez demonstrações de comandos com os animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.