MPTO denuncia 11 pessoas por envolvimento com facção criminosa em Augustinópolis

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) denunciou 11 pessoas por integrarem uma organização criminosa atuante em Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio. A denúncia, apresentada na última segunda-feira (13), aponta crimes de formação de organização criminosa, associação para o tráfico de drogas e tortura.

Desarticulação e nova facção

As investigações revelaram que, após a operação policial Absterge, em 2022, ter desarticulado o grupo Primeiro Comando do Maranhão (PCM) na cidade, a facção Comando Vermelho tentou ocupar o espaço deixado. Para isso, contou com o apoio de integrantes vindos do estado do Maranhão e estabeleceu uma estrutura organizada, com um núcleo de comando e camadas operacionais bem definidas.

De acordo com o MPTO, o grupo era liderado por Lucas Lopes dos Santos, e o objetivo principal era o controle do tráfico de drogas em Augustinópolis. A organização utilizava a violência para impor controle, demonstrar poder e manter a hierarquia interna.

Crimes cometidos pela facção

A denúncia descreve dois casos de tortura contra adolescentes, além de roubos e furtos praticados para financiar as atividades do grupo. Dos 11 denunciados, 10 são apontados como integrantes diretos da facção, enquanto um teria dado suporte logístico ao tráfico de drogas.

Situação dos denunciados

Entre os denunciados:

•Nove estão presos na Unidade Prisional de Augustinópolis;

•Um encontra-se na Unidade Prisional de Imperatriz (MA);

•Um permanece foragido.

A denúncia foi elaborada pela 1ª Promotoria de Justiça de Augustinópolis e faz parte das ações do MPTO para combater o crime organizado na região.

Mais informações no RepórterTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.